Palácio Restani em obra para novos apartamentos para jovens

O Palácio Restani vai ser composto por sete novos apartamentos

08 jul 2025
  • Barcarena
  • viver
  • obras municipais
  • Habitação
  • Barcarena
Imagem aérea da Praça Restani com as informações da inauguração

Na sexta-feira, dia 11 de julho, às 11:30, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai presidir à cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo edifício de Habitação Jovem no centro histórico de Queluz de Baixo.

O Palácio Restani vai ser composto por sete novos apartamentos, cinco deles de tipologia T0 e outros três de tipologia T1, sendo dois deles Duplex.

A reabilitação das ruínas do palácio aproveitará as suas principais fachadas numa tipologia mista, que conjugará a existência de fogos habitacionais, integrados no Programa Habitação Jovem, com o aproveitamento da área restante no piso térreo para a criação de um espaço de apoio a idosos.
Esta obra deverá ter a duração de um ano e implicou um investimento municipal de €2 278 505,98.

A reabilitação e ampliação das ruínas do Palácio Restani corresponde a uma segunda fase desta intervenção, uma vez que já foi concretizada a reabilitação da praça e muro do Palácio Restani.

O Programa de Habitação Jovem desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras é totalmente financiado pelo Município e visa a reabilitação de edifícios degradados nos centros históricos, transformando-os em apartamentos destinados a jovens com rendas mais acessíveis.