
O Homem sempre quis conhecer a origem do universo e, com essa motivação, têm sido dados largos passos nos domínios da astronomia e das ciências espaciais. O desenvolvimento científico e tecnológico aplicado ao estudo do Universo contribuiu para compreender melhor o mundo e o seu lugar relativo num horizonte mais vasto. Os avanços das ciências planetárias fazem parte da história cultural e científica da Humanidade, revolucionam a nossa forma de pensar, impulsionam a inovação tecnológica, conduzem-nos ao futuro e respondem a questões elementares da nossa existência.
A chegada do homem à Lua, a criação de vaivéns espaciais ou a exploração a Marte, formam acontecimentos marcantes que nos levam para a frente no espaço e para trás no tempo. Compreender as ondas gravitacionais, os mistérios dos buracos negros, o magnetismo do sol ou conhecer como será viver noutro mundo são alguns dos grandes desafios do século.
E o que torna a astronomia apaixonante é o facto de, a cada resolução de enigmas, surgirem consequentemente novas inquietações. Para onde nos leva o Cosmos? Existe vida noutros planetas para além da terra? E como se forma? O ser humano pode vir a viver num destes planetas? Porquê enviar missões tripuladas de seres humanos para outros planetas? Será que estamos sozinhos no universo? Será que estamos sozinhos no universo? É provável que um dia consigamos fazer viagens no tempo?
O comunicador de ciência Miguel Gonçalves é o convidado de mais uma Masterclass COGITO, dedicada a descodificar temas científicos, conquistas, curiosidades e desafios em redor do Cosmos.
Miguel Gonçalves nasceu a 10 de maio de 1978 no Porto mas passou os seguintes 18 anos da sua vida em Castelo Branco onde completou o ensino secundário. Regressa ao Porto em 1996 para ingressar no curso de Física/Matemática Aplicada (Astronomia) e participa também em inúmeras sessões de divulgação de Astronomia. Em 1997 é convidado para Coordenador Nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior agencia espacial não governamental do Mundo.
Em 2005, integra o grupo Almedina onde foi livreiro, gestor de eventos e gestor de produto, assinando também uma rubrica no Rádio Clube do Porto dedicado à divulgação da literatura. Em 2010, é convidado para editor adjunto de uma editora de âmbito nacional, cargo que deixa em outubro de 2012. Assinou durante 2 anos uma coluna no jornal i dedicado à exploração espacial e desde 2011 que coordena e apresenta a rubrica “A Ultima Fronteira” no programa “Bom Dia Portugal”, RTP. É cronista da revista “JN História”, comentador do “Jornal 2” (RTP2) e também um dos fundadores da marca de joias meteoríticas “NEO Skytale” e do projeto de turismo rural e de natureza “Refúgio do Raposo”.
INFORMAÇÕES:
Palácio Marquês de Pombal
Tel: 214 406 337maria.amandio@cm-oeiras.pt