Plano de Prevenção e Mitigação dos Efeitos das cheias

Plano de Prevenção e Mitigação dos Efeitos das cheias

Oeiras cumpre mais uma medida do Plano de Prevenção e Mitigação dos Efeitos das cheias

17 nov 2023
  • Algés
  • viver
  • Ambiente
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Cheias

Oeiras cumpre mais uma medida do Plano de Prevenção e Mitigação dos Efeitos das cheias com novo sistema de contenção e encaminhamento de águas pluviais.

O novo sistema foi apresentado esta manhã no Largo Comandante Augusto Madureira, em Algés, comprovando-se a sua eficácia perante um eventual risco de transbordo da ribeira e cheias na Baixa de Algés.

“Este sistema nunca tinha sido usado e, do ponto de vista da salvaguarda e da defesa de pessoas, cria melhores condições de segurança, sendo indiscutivelmente eficaz e permite que tenhamos algum controlo no encaminhamento destas águas.”, assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Na apresentação esteve presente a vereadora Joana Baptista, a Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários de Algés que realizaram um exercício de encaminhamento de água.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras assegurou ainda que serão adotadas mais medidas, "mas tendo sempre em consciência que a solução definitiva passa pela duplicação da secção da ribeira até à Praça Dom Manuel I e depois do caminho de ferro até à foz", explica.

O autarca adiantou ainda que o Município de Oeiras está em conversações com o Governo para discutir o programa de execução do projeto e uma calendarização da obra. Apesar de ser uma responsabilidade do Governo, a Câmara Municipal de Oeiras já se disponibilizou para comparticipar esta obra em 50%.