4ª Edição Prémio Poesia Oeiras

As candidaturas para a 4ª edição do Prémio Poesia Oeiras realizam-se de 15 de outubro de 2025 a 15 de janeiro de 2026.

07 out 2025
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
Cartaz alusivo ao evento, com dados cobre o mesmo (candidaturas e datas)

A poesia volta a estar em destaque em Oeiras com a abertura das candidaturas para a 4ª edição do Prémio Poesia Oeiras no dia 15 de outubro de 2025 e as 24h de 15 de janeiro de 2026 (hora de Portugal Continental).

Promovido pelo Município de Oeiras, este prémio celebra a criação poética em língua portuguesa e está aberto a autores naturais dos países da CPLP, reforçando a ligação cultural e literária que une o espaço lusófono.

Nesta edição, o poeta homenageado é D. Dinis (1261–1325), rei trovador e grande impulsionador das artes e da palavra escrita, cuja obra poética permanece como um dos alicerces da literatura em português.

Com um valor total de 25.000 euros em prémios, o Prémio Poesia Oeiras distingue duas modalidades: a Consagração, que atribui 20.000 euros a uma obra de poesia publicada em 2024 num dos países da CPLP, e a Revelação, que contempla 5.000 euros e a publicação da obra vencedora, destinada a autores de obras inéditas.

O processo de candidatura é inteiramente online, bastando o registo e a submissão da obra ou obras a concurso dentro do prazo definido.

Com esta iniciativa, Oeiras renova o seu apoio à poesia, celebrando um género literário que expressa a liberdade, a criatividade e a ligação entre todos os que escrevem e sentem em português. 

▪ Na segunda edição do Prémio de Poesia de Oeiras foi implementada uma plataforma facilitando todo o processo de candidatura e análise das obras apresentadas. O Regulamento do Prémio de Poesia de Oeiras, foi alterado de forma a incorporar a proteção de dados e a deixar de forma muito explícita, todos os passos e processos associados ao Prémio.

▪ Pretendendo este prémio promover a poesia e a língua portuguesa, foi divulgado nos países da CPLP e nas suas comunidades espalhadas pelo mundo e nessa sequência recebemos candidaturas provenientes da Alemanha, Angola, Brasil, República de Cabo Verde, Canadá, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Moçambique, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. No caso português, recebemos candidaturas de 111 concelhos e de todas as freguesias e União de freguesias de Oeiras.