Portugal City Brand Ranking – Oeiras de novo no top

Portugal City Brand Ranking – Oeiras de novo no top

05 mai 2015
  • estratégia e economia

A Bloom Consulting revelou, no início de junho, os resultados do seu Portugal City Brand Ranking 2015 que coloca Oeiras na 6.ª posição, a nível nacional, num top 25 liderado pela capital, Lisboa. Esta nova edição do Portugal City Brand Ranking não apresenta alterações no pódio das marcas municipais portuguesas. Encabeçada por Lisboa, seguindo-se o Porto e Braga, o topo da lista coincide com os três grandes polos urbanos portugueses. De acordo com a metodologia da Bloom Consulting, existem cinco objetivos ou dimensões essenciais na análise do valor da marca de um país, região ou cidade, a saber, atração de investimento, atração de turistas, atração de talento, aumento da proeminência e aumento das exportações, sendo que cada uma destas cinco dimensões tem em conta diferentes públicos-alvo que são sensíveis a aspetos distintos. A Bloom Consulting desenvolveu, neste sentido, um conjunto de painéis de controlo que permitem medir o impacto de uma estratégia de branding em cada um destes cinco objetivos e, de forma mais concreta, em três dimensões: Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). O Portugal City Brand Ranking anual surge, assim, baseado num algoritmo para o qual foram consideradas variáveis relacionadas com as estas três dimensões. Este algoritmo avalia a variável económica, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas on-line e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes. Na categoria de Negócios, Oeiras surge na quarta posição do ranking, sendo que as primeiras quatro posições representam 22,5% do crescimento empresarial do País, com Lisboa, Porto, Braga e Oeiras. Na categoria Viver Oeiras sobe uma posição relativamente ao ranking do ano passado, ocupando agora o oitavo lugar. Esta categoria é mais uma vez dominada por Lisboa. Finalmente, a categoria Visitar, que demonstra uma clara tendência do sul do país para albergar as melhores marcas de turismo.

O top 25 volta a ser encabeçado pela capital e inclui sete municípios da região de Lisboa, entre os quais Oeiras, seis do Algarve e um do Alentejo. Lisboa, Algarve e Alentejo surgem, assim, como as regiões mais representativas do turismo em Portugal, facto que se deve não só à taxa de ocupação hoteleira, bastante acima da média regional mas também ao volume de Digital Demand que se regista em municípios costeiros e históricos.