Praias de Oeiras mais seguras com drone salva-vidas

Praias de Oeiras mais seguras com drone salva-vidas

03 ago 2018
  • Segurança
  • Lazer
foto

 

A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu um apoio financeiro de 4.559,50€ aos Bombeiros de Paço de Arcos para a aquisição de um drone salva-vidas, que irá fazer com que Oeiras tenha as praias mais seguras do país.

A iniciativa faz parte do projeto “Praias – Vigilância e Socorro” e visa promover uma resposta mais rápida e eficaz a ocorrências em que a celeridade da intervenção é fundamental para a diminuição dos riscos a elas associados.

Este drone é equipado com câmara de vigilância, um altifalante e uma boia salva-vidas insuflável ao contacto com o mar com capacidade para acudir até quatro pessoas.

 A maior vantagem deste equipamento é a sua velocidade, permitindo um socorro mais célere, podendo chegar a uma distância de 7 km em cerca de 20 segundos. Através do altifalante incorporado podem também ser dadas mensagens para acalmar a quem está em situação de afogamento ou podem ser enviados alertas e conselhos aos banhistas que se encontram na praia.

O projeto “Praias – Vigilância e Socorro” decorre durante a época balnear nas praias de Caxias, Santo Amaro de Oeiras e Torre.

Além da aquisição do drone, foi também atribuída uma comparticipação financeira de 5.600,00€ para aquisição de fardamento e combustível para viaturas de apoio ao socorro nas praias.

As Associações de Bombeiros, pessoas coletivas sem fins lucrativos, desempenham uma relevante atividade social que tem como escopo principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro de feridos, doentes ou náufragos, e a extinção de incêndios.

O Município de Oeiras, atendendo ao fim social destas Associações e ao interesse municipal das suas atividades, tem o poder e dever de as apoiar, nomeadamente a um nível financeiro adequado.