Primeiro-Ministro de Cabo Verde condecorado em Visita a Oeiras

Primeiro-Ministro de Cabo Verde condecorado em Visita a Oeiras

27 dez 2018
  • Comunicação
  • Orgão Municipais
  • Relações Internacionais

​O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, condecorou esta segunda-feira o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, durante uma visita ao concelho, reconhecido pela sua excelência no âmbito da política de geminações e de cooperação descentralizada.

 

 

Oeiras distingue-se pela forma exemplar com que tem prestado cooperação em projetos em Cabo Verde, bem como pela integração dos cidadãos cabo-verdianos residentes no concelho.

Durante a visita, Ulisses Correia e Silva foi condecorado por Isaltino Morais numa "justa homenagem", pelo "reconhecimento e consideração que o Município tem pela comunidade cabo-verdiana e pelo seu contributo no desenvolvimento do concelho".

"A comunidade cabo-verdiana em Oeiras é talvez os melhores exemplos de integração em Portugal. As reações das pessoas têm a ver com a forma como são tratados. Hoje temos uma comunidade cabo-verdiana muito forte, com jovens quadros qualificados."

 

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, a condecoração municipal recebida foi "uma surpresa e uma grande satisfação".

 

"Há uma grande amizade e cumplicidade na relação entre Cabo Verde e Portugal através e Oeiras, um concelho que sempre acolheu bem a comunidade cabo-verdiana e eu sei, por experiencia própria, que os cabo-verdianos se sentem oeirenses, sentem-se parte desta comunidade maior". 

 

O governante sublinhou ainda que "Oeiras é um parceiro de referência para Cabo Verde".

"Esta visita é muito significativa. Temos a convicção de que o desenvolvimento se faz localmente, nos territórios. A integração dos cabo-verdianos em Oeiras é um exemplo bem-sucedido", acrescentou.

Ulisses Correia e Silva disse ainda que um dos grandes objetivos para a comunidade de emigrantes do seu país é que sejam "cidadãos completos" e "isso consegue-se pela cidadania política".

"É com muita satisfação que vemos que há cabo-verdianos integrados nos quadros desta câmara", sustentou.

 

 

De acordo com dados do INE relativos a 2017, a comunidade cabo-verdiana residente em Oeiras representa 20% dos estrangeiros residentes no concelho.

Atualmente, a Câmara de Oeiras está a desenvolver um projeto para um centro CERCI (centro social de apoio a pessoas com deficiência) na Cidade da Praia e a construção de um polidesportivo no Mindelo, em São Vicente.

Quando Ulisses Correia da Silva era ainda presidente da Câmara Municipal da Praia, assinou um protocolo de cooperação com o Município de Oeiras que se mantém ativo e com vigor.