Programa europeu IMPETUS impulsiona crescimento do projeto Oeiras Experimenta Living Lab

Um projeto de ciência cidadã que une investigação, comunidade e sustentabilidade alimentar.

03 fev 2026
  • Oeiras
  • viver
  • ciência e inovação
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O Oeiras Experimenta Living Lab, projeto de ciência cidadã dedicado ao estudo de culturas resilientes às alterações climáticas, reforçou o seu impacto social e científico com o apoio do Programa IMPETUS, que financiou a iniciativa através de duas edições consecutivas (Starting e Sustaining Grants). O projeto reúne cientistas, cidadãos e decisores políticos para explorar agroecossistemas sustentáveis na histórica Quinta de Cima do Marquês de Pombal.

Liderado em parceria pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e pelo Município de Oeiras, no âmbito do programa Ciência+Cidadã, o projeto envolve vinte cientistas, de três laboratórios, que estudam espécies como chícharo, sorgo, milhetos, híbridos de cereais e arroz de sequeiro, para explorar estratégias alimentares sustentáveis. Os cidadãos participam ativamente em todo o processo de investigação, desde o planeamento até à análise e tomada de decisões, reforçando a cocriação de conhecimento.

Mais de 2.000 pessoas de diferentes gerações e grupos sociais participaram através de colaboração na investigação, visitas participativas e eventos públicos.



O financiamento europeu foi determinante para a construção da rede de cientistas cidadãos e para reforçar a sustentabilidade e o caráter inclusivo da iniciativa. Com o financiamento de continuidade, a equipa diversificou o trabalho de campo sazonal e cocriou materiais para apoiar o envolvimento dos cidadãos. Mais de 70 cientistas cidadãos participaram na manutenção do campo e recolha de dados, atuando também como embaixadores em visitas e eventos. Mais de 1000 pessoas conheceram o projeto em visitas participativas, e mais de 2000 através de eventos como a Noite Europeia dos Investigadores e o Oeiras Valley Science Festival.

O envolvimento expandiu-se em contextos de inclusão social e de cocriação. No Centro Educativo Padre António Oliveira, 22 estudantes colaboraram na criação de um campo de investigação, materiais visuais, um hambúrguer de chícharo, duas canções e um mural de arte urbana. A colaboração com o Bairro dos Navegadores incluiu um evento comunitário com uma cachupa cocriada e música com músicos locais. O projeto desenvolveu ainda materiais visuais inclusivos, como infografias, postais e merchandising. Está prevista a publicação de um novo Livro de Receitas Sustentáveis Oeiras Experimenta, que reunirá pratos inovadores de cientistas cidadãos e parceiros e será distribuído a todas as escolas de Oeiras.





Atualmente, o projeto Oeiras Experimenta está a desenvolver um modelo escalável para sistemas alimentares resilientes e inclusivos, com planos futuros que incluem avançar na investigação, reforçar redes no setor alimentar e aumentar a consciencialização pública sobre segurança alimentar.

A parceria entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA comprova a aposta que o território tem vindo a fazer na abertura da ciência à comunidade, promovendo e apoiando projetos inclusivos que aproximam os cientistas e o conhecimento científico de todos os cidadãos.

Conheça através do vídeo as atividades e a equipa que ajudou a tornar 2025 um ano marcante para o Oeiras Experimenta: