O Projeto ‘Árvore de Carbono’ esteve no NOS Alive

O Projeto ‘Árvore de Carbono’ esteve no NOS Alive

Este projeto tem como principal objetivo capacitar os jovens e os cidadãos em geral a pensarem criticamente sobre a poluição atmosférica.

21 jul 2022
  • viver
  • investir
  • Educação
  • ciência e inovação

Os estudantes Miguel Silva e Mário Vilas, em representação do Clube de Ciência da Escola Sebastião e Silva, foram recebidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), juntamente com muitos cientistas, no seu stand do NOS Alive, para divulgarem o Projeto ‘Árvore de Carbono’, no  âmbito do programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o IGC e o Instituto de Tecnologia Química e Biologia - António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa.

Este projeto desenvolvido por Raquel Gomes e com colaboração da Professora Cristina Pinho, da Escola Secundária Sebastião e Silva e da empresa INOVLABS, tem como principal objetivo capacitar os jovens e os cidadãos em geral a pensarem criticamente sobre a poluição atmosférica.




Na ocasião, Miguel Silva e Mário Vilas afirmaram que o dia da participação no Stand do IGC foi um dia incrível onde puderam partilhar os seus projetos na companhia de cientistas fantásticos e ao som de excelente música, no NOS Alive.

Para Maria João Leão, atual Coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, esta foi uma excelente oportunidade para os alunos que desenvolveram o Projeto ‘Árvore de Carbono’ poderem trocar experiências com os cientistas do IGC, de diferentes áreas e nacionalidades, e com o público multigeracional que visitou o stand do IGC no Festival




As estações desenvolvidas no âmbito deste projeto foram equipadas com vários sensores para diferentes poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio e PMs) e também com um sensor para dióxido de carbono (CO2) – um gás de estufa – para os participantes poderem estudar e refletir sobre questões relacionadas com produção antropogénica de CO2 e as suas consequências climáticas. Através deste processo os estudantes identificaram problemas nas suas comunidades relacionados com a qualidade do ar e propuseram soluções ao nível comportamental, da sociedade e de políticas públicas.



O programa Ciência + Cidadã visa aproximar de uma maneira participativa a sociedade de Oeiras da Ciência, dotando os cidadãos de informações, tornando-os participativos na sua comunidade e ativos na construção de um futuro saudável e sustentável.