Projeto “Pais felizes, Crianças felizes” em Oeiras

Projeto “Pais felizes, Crianças felizes” em Oeiras

14 dez 2018
  • Lazer
  • Juventude
foto

O Município de Oeiras vai apoiar a realização do projeto “Pais Felizes, Crianças Felizes”, promovido pela Associação Aldeias de Crianças SOS de Portugal, que consistirá numa oficina familiar dirigida a pais e filhos do bairro dos Navegadores, na freguesia de Porto Salvo. Esta iniciativa tem por finalidade o desenvolvimento de competências parentais e emocionais chaves e a promoção da vinculação positiva entre pais e filhos.

O apoio municipal será efetuado tanto financeiramente, através da atribuição de uma verba no montante de 8.503,60€, mas também com a disponibilização de espaço municipal para a sua realização.

Este projeto irá contar com a participação de entre 12 a 16 agregados familiares, residentes na zona dos Navegadores e terá a duração de nove meses. Refira-se que os grupos de pais incluem elementos sinalizados pela CPCJ e ECJ (Equipas de Crianças e Jovens)/Tribunal local, no âmbito dos processos de promoção e proteção.

As temáticas abordadas por sessão vão desde o trabalhar de competências mais funcionais, como o dormir, a alimentação, a gestão de telemóvel, mesada, internet, entre outros e de âmbito emocional, como a partilha, o estabelecer regras, a construção de autonomia da criança e o lidar com sentimentos como o medo a vergonha, entre outros.

Refira-se que o Projeto “Pais Felizes, Crianças Felizes” está em consonância com os objetivos dos Contratos Locais de Segurança de Oeiras e, concorrendo para a concretização de medidas constantes no respetivo Plano de Ação, reveste-se de manifesto interesse para o território onde se pretende que seja desenvolvido, o bairro dos Navegadores.