
No próximo dia 15 de abril, entre as 10h e as 17h, realiza-se uma ação de saúde comunitária na Associação Mundo Feliz (Rua Parque Anjos, Algés), dedicada ao diagnóstico precoce e à prevenção da tuberculose, com foco na população migrante.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Oeiras, a SER+ – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA, a Associação de Imigrantes Mundo Feliz, a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental e o Centro de Diagnóstico Pneumológico Dr. Ribeiro Sanches.
Este projeto tem como objetivos:
▪ Promover o diagnóstico da tuberculose junto da população migrante que recorre à instituição;
▪ Assegurar o acesso e ligação aos cuidados de saúde para pessoas com sintomas sugestivos da doença;
▪ Reforçar a literacia em saúde, através da sensibilização sobre a tuberculose e a promoção de comportamentos preventivos.
Desde 2018, o Município de Oeiras integra a iniciativa internacional Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH, comprometendo-se com as metas da ONUSIDA 95-95-95 até 2030. Esta ação reforça esse compromisso, ao atuar de forma integrada na luta contra o VIH, a tuberculose e as hepatites virais.
Estas ações decorrem, sempre, na 1ª e 3ª terça feira, de cada mês. A participação é gratuita e aberta à comunidade.