Rastreio do Cancro da Mama em Oeiras

Rastreio do Cancro da Mama em Oeiras

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) anuncia a continuidade do Rastreio do Cancro de Mama, no Município de Oeiras

26 fev 2024
  • Linda-a-Velha
  • Paço de Arcos
  • viver
  • Saúde
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Rastreio Cancro da Mama

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) anuncia a continuidade do Rastreio do Cancro de Mama, no Município de Oeiras, com a presença em mais uma freguesia.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 13 de março a 12 de junho, nos seguintes períodos/freguesias:

  • 13 de março a 3 de maio – Paço de Arcos (junto ao Centro de Saúde);
  • 7 de maio a 13 de junho – Linda-a-Velha (Alameda Antº Sérgio – junto ao Edf. Carris)

As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
 

Sobre o rastreio
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos, com os seguintes requisitos:
1)  Sem qualquer alteração na mama – sem sintomas;
2)  Sem próteses mamárias;
3)  Não realizou mastectomia;
4)  Nunca teve cancro da mama. 
Cada mulher deverá realizar este rastreio de 2 em 2 anos. 
Como realizar o rastreio?
Se preenche os requisitos, vai ser convidada via carta postal para efetuar o rastreio, mas também poderá fazê-lo dirigindo-se a qualquer Unidade Móvel ou fazendo agendamento pelos contactos: 245 009 299 / 915 999 890 ou rcm.admin@ligacontracancro.pt, desde que cumpra os requisitos no ponto acima referidos. 

No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado. A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio. 

Conheça neste filme a experiência da Judite, uma das nossas utentes e saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/ 

Consulte aqui as FAQ’s relativamente aos rastreios.