Reabilitação da Ribeira de Algés e novo Parque de Estacionamento inaugurados

Reabilitação da Ribeira de Algés e novo Parque de Estacionamento inaugurados

Inaugurações assinalam melhoria da mobilidade e o arranque da reabilitação da Ribeira de Algés

29 jun 2025
  • Algés
  • município
  • viver
  • obras municipais
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

As inaugurações da reabilitação da Ribeira de Algés e do novo Parque de Estacionamento tiveram lugar no dia 28 de junho e marcaram um passo importante na prevenção de cheias e na melhoria da mobilidade na zona de Algés.

A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da vereadora Joana Baptista e com a presença de outros membros do executivo municipal.



A reabilitação da ribeira inclui a criação de uma bacia de retenção que permitirá retardar o galgamento das águas em períodos de chuva intensa e evitar inundações na Baixa de Algés. Esta intervenção representa um investimento municipal de 500 mil euros e insere-se num conjunto de medidas preventivas promovidas pelo Município de Oeiras.

Paralelamente, decorrem as obras no troço canalizado da ribeira, no âmbito do protocolo assinado em janeiro entre o Município de Oeiras e o Governo, que visa dar uma resposta definitiva ao problema das cheias em Algés. Esta fase da intervenção, com um custo estimado de 1,8 milhões de euros — dos quais 500 mil euros comparticipados pela Agência Portuguesa do Ambiente — tem como objetivo garantir, com urgência, a segurança da via entre o Largo Comandante Augusto Madureira e o Mercado de Algés, prevendo-se a sua conclusão em setembro.

Numa fase posterior, avançará a obra estrutural de duplicação da ribeira, envolvendo também os municípios de Lisboa e da Amadora, num investimento estimado em cerca de 40 milhões de euros, com financiamento europeu através do programa Portugal 2030.

Foi também inaugurado o novo Parque de Estacionamento da Ribeira de Algés, que acrescenta 135 novos lugares de estacionamento na zona de Algés. Esta infraestrutura integra o plano de revitalização daquela área, que será futuramente servida pelo LIOS – Linha Ocidental Intermodal Sustentável, com ligação a Alcântara, um projeto das Câmaras de Oeiras e de Lisboa para melhorar a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.