Restaurado pombal da Quinta da Barreira

Restaurado pombal da Quinta da Barreira

02 fev 2015
  • obras municipais
  • Investimento
foto

 

O antigo pombal da Quinta da Barreira, em Porto Salvo, foi recentemente objeto de uma obra de restauro, promovida pelo Município.

Pequena peça de arquitetura do século XVIII de planta circular e cobertura em abóbada, que pela sua forma e características constitui um importante marco na paisagem urbana do aglomerado em que se insere, este pombal esteve, em tempos, integrado numa grande quinta designada da Barreira encontrando-se hoje, mercê da expansão urbana da zona, rodeado de edifícios de habitação.

A construção insere-se numa parcela de terreno, quadrangular, com pouco mais de 100 metros quadrados que, nos termos do alvará de loteamento nº 3/1976, foi cedida para o domínio público municipal.

O pombal encontrava-se sem qualquer cuidado desde muito antes da sua cedência.

A obra de restauro permitiu manter cores e texturas originais. O logradouro foi pavimentado com calçada para que o local se torne em zona de estadia e foram mantidas as espécies vegetais.

O projeto e obra são da responsabilidade do Núcleo de Projeto da Divião de Projetos Especiais do Departamento de Habitação e da Reabilitação Urbana, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda., pelo valor de dez mil e 500 euros.