Roteiro Cultural 30 Dias - Edição 270 já disponível para consulta

Nesta edição do Roteiro Cultural 30 Dias, destacamos a entrevista ao compositor António Pinho Vargas que construiu um percurso singular na música portuguesa contemporânea.

29 jan 2026
  • Cultura
  • Lazer
  • Música
  • Museus
  • Exposições
capa com Antonio Pinho Vargas


Nesta edição do Roteiro Cultural 30 Dias, o convidado é o reconhecido compositor António Pinho Vargas. A música entrou na sua vida de forma natural e simples: em casa dos pais ouvia-se música com regularidade e a influência familiar foi decisiva. 

António Pinho Vargas começou a ter aulas de piano aos nove anos, dando início a um percurso musical que se desenvolveria.
A primeira abordagem à composição surgiu através da escrita de músicas para os grupos de jazz em que tocava, seguindo-se o estudo de piano e de composição no conservatório. 
Ao longo da sua carreira, escreveu música para concerto, cinema, teatro e dança, afirmando-se também como uma voz crítica no debate sobre as políticas culturais e o lugar da música na sociedade. 

Vai participar no II Festival Internacional de Jazz, em Oeiras, com “As folhas novas mudam de cor” – A Música de António Pinho Vargas. Em palco, a sua música será tocada, em quarteto, com arranjos dos músicos que a interpretam, juntando-se, a solo, para interpretar alguns temas.

Leia esta entrevista e fique a conhecer melhor António Pinho Vargas e o seu percurso. Aproveite também para consultar cuidadosamente a programação para o mês de fevereiro de 2026 e marque na sua agenda as iniciativas a que pretende assistir.
 

👉 Consulte o Roteiro Cultural 30 Dias 270 (Fev 2026) abaixo ou, em formato PDF, no link indicado.