Ruin'Arte - 'Num País à Beira Mar Abandonado'

Ruin'Arte - 'Num País à Beira Mar Abandonado'

Algés

06/05/2017 a 16/06/2017

Centro Cultural Palácio do Egipto

desde 3€

06 de Maio de 2017
photo

O RUIN'ARTE pretende dar voz à degradação do património arquitetónico depauperado Num País à Beira Mar Abandonado; são pedaços de história perdidos, são almas penadas do nosso passado. Ruin'Arte explora o lado romântico que cada ruína transporta... é uma história mal acabada, arquitetura desleixada, cultura mal amada, património incompreendido, paisagens sem sentido. São ruínas industriais, urbanas, clericais, palacianas, rurais, humanas...

Ao fim de nove anos de trabalho de recolha fotográfica e pesquisa histórica um pouco por todo o País, acumulámos, além de um acervo de quase quatro mil imagens trabalhadas e perto de vinte mil por trabalhar, uma ainda maior coleção de aventuras e experiências que enriquecem esta epopeia.

Cumpre-se, nesta iniciativa, a 33ª mostra desta coleção. Foi um ruinoso percurso que nos levou a conhecer a 'outra História' de Portugal, que teimamos em esquecer, aqui ilustrada pelo pior do melhor.

A seleção de imagens patentes nesta exposição, teve como critério primordial a representatividade histórica, social e económica dos edifícios e a cobertura geográfica de Portugal. A linha gráfica adotada, de cor e a preto e branco, enfatiza e dramatiza em cada caso e em cada casa, expondo e reforçando a decadência do objeto e a sua contrastante envolvência.

 Foi um ruinoso percurso que nos levou a conhecer a 'outra História' de Portugal, que teimamos em esquecer 

Não vestimos nenhuma cor que não seja a do património, pelo que encontramos aliados a esta causa em cada cidadão português que quer um Portugal melhor.

Sabendo que a saudável partilha de experiências e conhecimentos poderá ser a melhor forma de levar a palavra a um público, cada vez mais vasto e interessado, as estórias contadas nas imagens de Gastão de Brito e Silva encerram memórias e desvendam valiosas lições que poderão contribuir para' Levantar de novo o esplendor de Portugal'.