
Realizou-se, no dia 15 de dezembro, em formato online, a sessão de arranque do projeto 'Diálogos para uma Gestão Sustentável do Município', uma iniciativa enquadrada no âmbito do programa Diálogos UE–Angola, financiado pela União Europeia.
sustentabilidadeO projeto resulta de uma parceria estratégica entre a Administração Municipal do Lobito (AML) e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), tendo como principal objetivo o reforço da cooperação intermunicipal, através da partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas no domínio da gestão municipal. Esta colaboração visa contribuir para o fortalecimento das capacidades institucionais e para a melhoria da prestação de serviços públicos ao nível local.
A iniciativa centra-se em três áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento sustentável do Município do Lobito, nomeadamente:
◾ Ensino Primário, com destaque na melhoria da qualidade educativa e no reforço das capacidades de gestão do setor;
◾ Formação Profissional, visando o desenvolvimento de competências técnicas e a promoção da empregabilidade;
◾ Gestão de Resíduos, com o objetivo de promover práticas mais eficientes, sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
Ao longo da sua implementação, serão desenvolvidas ações de capacitação técnica, missões de trabalho, sessões temáticas e a elaboração de um documento de Mapeamento e Orientações Técnicas, contribuindo para uma gestão municipal mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios do Município do Lobito.
Este projeto representa mais um passo significativo no fortalecimento da cooperação institucional entre Angola (Lobito), Portugal (Oeiras) e a União Europeia, reafirmando o compromisso das entidades parceiras com a boa governação, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento local inclusivo e duradouro.