SIMAS de Oeiras e Amadora vão renovar redes de água em Queijas

SIMAS de Oeiras e Amadora vão renovar redes de água em Queijas

03 jul 2020
  • Apoio Social
  • Ambiente
foto

O Município de Oeiras já deu luz verde aos SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora para lançar o Concurso Público da empreitada destinada à remodelação das redes de abastecimento de água em Queijas, nomeadamente nas ruas Ramalho Ortigão, Garcia de Resende, Fernão Lopes, Júlio Diniz e Fialho de Almeida. A intervenção incluirá a renovação das redes de abastecimento de água, ramais de ligação e marcos de incêndio, entre outros.

Neste sentido, o Executivo da Câmara Municipal de Oeiras ratificou a proposta de deliberação dos SIMAS, previamente aprovada pelo respetivo Conselho de Administração, para a abertura do procedimento por Concurso Público, para a empreitada na Zona de Medição e Controlo (ZMC) Barcarena Queijas Nascente, que se insere no âmbito da estratégia daqueles Serviços de garantir o abastecimento público de água às populações residentes nos Concelhos de Oeiras e Amadora, com elevados padrões de qualidade e continuidade de serviço. É com este propósito que é promovida a remodelação de redes de abastecimento de água em zonas mais antigas e com maior número de registo de avarias. 

Esta empreitada procura dar resposta à necessidade de remodelação das redes de abastecimento de água, dos arruamentos incluídos na presente remodelação, que devido a vários fatores como sendo a ocorrência regular de roturas, a existência de materiais antigos que carecem de substituição e reparação em diversos acessórios, designadamente válvulas, por forma a garantir uma melhoria da continuidade e qualidade do serviço de fornecimento de água prestado e na prossecução da sustentabilidade dos serviços. Refira-se que a rede existente apresenta mais de 40 anos de funcionamento.

A abertura de procedimento, por concurso público, para a esta empreitada terá o preço base de €233.540,95€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, valor a suportar pelos SIMAS, enquanto entidade adjudicante. O prazo de execução é de 180 dias, prevendo-se que a mesma decorra nos anos de 2020 e 2021.

Prevê-se que o procedimento de Concurso Público decorra entre os meses de julho a setembro e o início da empreitada possa vir a ser no mês de outubro de 2020.