Soam as Guitarras | 2021

Soam as Guitarras | 2021

A quinta edição do Soam as Guitarras começa em setembro. De novo apresentamos um conjunto de oito Concertos onde SOAM AS GUITARRAS, intimistas e capazes de proporcionar ao público e aos artistas uma experiência única e de grande proximidade onde contamos com a sua presença.

17/09/2021 a 16/10/2021

Vários espaços do concelho

A partir de 8,00 € | Consultar programa

17 de Setembro de 2021

Em setembro e outubro volta o SOAM AS GUITARRAS na sua quinta edição.

Esta iniciativa, onde a guitarra é o instrumento nuclear e as suas múltiplas formas de expressão e diálogo constituem o ponto de partida para uma programação com uma abordagem multigeracional, atenta à realidade da música portuguesa e às suas diferentes linguagens musicais, integra este ano um novo espaço exterior, os claustros exteriores do Mosteiro da Cartuxa, em Caxias.

De novo um conjunto de oito Concertos onde SOAM AS GUITARRAS, intimistas e capazes de proporcionar ao público e aos artistas uma experiência única e de grande proximidade onde contamos com a sua presença.

Uma oportunidade única de assistir em Oeiras a Concertos ímpares.
 

Programa



LUÍS GUERREIRO
17 de Setembro de 2021 – 21H30
Mosteiro da Cartuxa – Claustros exteriores (Caxias)

Virtuoso da guitarra portuguesa, Luís Guerreiro é atualmente um dos expoentes da guitarra portuguesa contemporânea.
Foi por influência do pai que se lhe despertou a curiosidade para este instrumento musical, e consequentemente para o fado, recebendo com apenas 10 anos pela mão deste, a sua primeira guitarra. Seguiu-se uma incursão numa academia de música em Alcoitão, onde veio a conhecer António Parreira, com quem começou a ter aulas particulares.
Surgiu em seguida a oportunidade de tocar no Forte Dom Rodrigo, inicialmente como convidado, posteriormente substituindo António Parreira sempre que este se encontrava ausente. E durante três anos consecutivos participou em concursos organizados pela Academia da Guitarra Portuguesa. Passou por algumas das principais casas de fado de Lisboa, incluindo Adega Machado entre outras. Mais recentemente, tocou para fadistas como Mariza, Camané, Katia Guerreiro, António Zambujo e Carminho tornando-se o principal guitarrista de guitarra Portuguesa.
Luís Guerreiro tocou um pouco por todo o mundo com os maiores nomes do Fado da atualidade, e está agora pronto para se apresentar a solo.

 


O GAJO | Subterrâneos
com Carlos Barretto e Issac Achega
24 de Setembro de 2021 – 21H30
Mosteiro da Cartuxa – Claustros exteriores (Caxias)


Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João Morais escolhe em 2016 a Viola Campaniça para expressar a sua arte.
Este instrumento de raiz tradicional Portuguesa é assim a figura central de um projeto instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para uma viola antiga, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d’O GAJO.
Se em 2020 a pandemia travou os concertos e quase toda a atividade cultural, não travou a capacidade criativa do GAJO que sustentado pelo apoio da DGArtes, mergulhou na composição de um novo disco.
Novas ideias, novas fórmulas e pela primeira vez em formato trio, o novo disco chegou no arranque de março de 2021.
Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, as composições ganham nova dimensão e levam a Viola Campaniça para novos territórios que ao vivo prometem momentos arrebatadores.

“O Projeto musical O GAJO está intrinsecamente ligado à minha descoberta da família de cordofones tradicionais Portugueses. A Viola Campaniça tem sido a porta-voz desta aventura e o meu objetivo será sempre continuar a explorar as possibilidades desta Viola como instrumento solista, cruzando a abordagem mais tradicional com uma abordagem mais contemporânea. Espero

com isso contribuir para a preservação e promoção deste instrumento e por consequência, de todos os outros cordofones tradicionais Portugueses.
 
Conto ainda poder contribuir para a reflexão sobre as raízes da música portuguesa, sensibilizando os ouvintes para outras formas de abordagem à música de cariz tradicional e contribuir para a revitalização desta parcela da nossa cultura popular.” João Morais
No próximo dia 24 de setembro O GAJO apresenta "Subterrâneos" no Festival Soam as Guitarras em Oeiras na companhia de Carlos Barretto no Contrabaixo e Isaac Achega na percussão.
 


MAFALDA VEIGA | Solo
30 de Setembro de 2021 – 21H30
Aud. Mun. Eunice Muñoz (Oeiras)

SOLO é uma espécie de "antologia" pessoal da Mafalda Veiga que nos é mostrada em filme, música e palavras. Neste concerto, que apresenta alguns temas nunca tocados ao vivo, as suas canções são despidas até ao "osso" da voz e da guitarra, para voltarem a construir-se em memória e diálogo com imagens originais, filmadas e editadas pelo realizador Tomás Baltazar para este espetáculo. 
Para além das suas mais conhecidas e íntimas canções, o concerto integra versões em português, desde os Beatles de Rita Lee ao David Bowie de Seu Jorge. Inclui também versões inéditas, escritas a convite da Mafalda, de grandes clássicos da pop adaptados pela poeta Filipa Leal, pelo músico Rui Reininho, e por Ricardo Marques, poeta e tradutor em Portugal de Patti Smith.
 



NANCY VIEIRA convida FRED MARTINS
Participação especial: BRUNO CHAVEIRO
1 de Outubro de 2021 – 21H30
Aud. Mun. Eunice Muñoz (Oeiras)


Nancy Vieira, uma das mais importantes vozes da música de Cabo Verde e Fred Martins, compositor e o premiado violonista brasileiro, unem-se em palco num dueto íntimo de dois talentos gigantes que pegam na bossa e em ritmos de cabo Verde e dão-lhe novas nuances, novos sotaques, novas doçuras. Música de qualidade extrema, de sinceridade total, capaz de agarrar corpos e corações, executada por dois artistas que são tão genuínos quanto universais.
Bruno Chaveiro é um novo talento da guitarra portuguesa que, aos 27 anos, traz já consigo a profunda experiência das casas de fado e a colaboração com alguns dos mais conceituados artistas do panorama musical português (Júlio Resende, Raquel Tavares, Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Celeste Rodrigues, Carminho, Cuca Roseta, Buba Espinho, Marco Rodrigues, Carlos Leitão, Ana Laíns, entre outros). 2019 lançou o seu primeiro disco “#Desatino”.

 

AMÉLIA MUGE convida ANDRÉ SANTOS
"Pelas Cordas da Guitarra"
2 de Outubro de 2021 – 21H30
Aud. Mun. Eunice Muñoz (Oeiras)


Este concerto de Amélia Muge com o guitarrista André Santos é o ponto de partida para, tendo como referência o nosso amor à poesia, partilharmos uma viagem unindo o canto às cordas da guitarra convocando, através das palavras e da música, poetas, histórias, formas de ver, sentir, ouvir, tocar e cantar o mundo. 

Um concerto criado especificamente para o Festival "Soam as Guitarras" que vive ainda da cumplicidade entre estes dois músicos e que aguarda a vossa presença para que, pelas cordas da guitarra, outros sentidos e vivências se juntem a nós.  
Não é uma vacina, mas faz bem à saúde.
 


 

FRANCISCO SALES | Miles Away
10 de Outubro de 2021 – 18H30
Palácio Flor da Murta - Adega (Paço de Arcos)

Francisco Sales leva-nos, no seu estilo único de tocar, numa viagem através da sua música situada algures entre o jazz de Pat Metheny e o som cinematográfico de Ry Cooder ou Gustavo Santaolala. Um convite para um cenário de paz e emoções positivas, um momento para se deixar transportar por cada som e efeito criado.

O virtuoso guitarrista e compositor português, que integra a famosa banda internacional Incógnito, apresenta “Miles Away”, o seu mais recente disco inspirado nas suas viagens e onde o músico mistura em doses bem equilibradas o jazz e música ambiental.

“Voltei para Portugal em 2017 onde vivo desde então. É o país onde me sinto mais inspirado para compor, onde gosto de apreciar a vida e onde me sinto mais seguro e feliz. Hoje em dia continuo a tocar com os Incognito pelo mundo inteiro, mas estou a viver em Portugal”, diz-nos o Francisco, que se mostra centrado e focado em desenhar agora o seu próprio futuro.  “Quando regresso a casa destes concertos todos, tenho sempre trabalhado muito na minha carreira a solo e tenho tentado crescer com ela”. Esse trabalho passa pelo desenvolver da sua visão artística e pelo aprofundar da sua relação com um instrumento que pode soar surpreendente nas mãos certas. Essa surpresa tem sido uma constante quando Francisco Sales se apresenta a solo, mostrando a sua forma particular, aventureira e altamente hipnótica de tocar guitarra. Essa originalidade já lhe valeu, aliás, convites para abrir concertos para gente como Rodrigo Leão, Avishai Cohen ou Diana Krall.
 



JOÃO PEDRO PAIS
Participação especial: SÉRGIO MENDES
15 de Outubro de 2021 – 21H30
Aud. Mun. Ruy de Carvalho (Carnaxide)

Em outubro de 2019 João Pedro Pais editou o seu 8º álbum de originais “Confidências (de um homem vulgar)”:
“A minha mente é uma cidade com tráfego constante em hora de ponta. É assim que me defino. Não inventei nada. Apenas reforço as palavras dos outros musicando-as, e dou a minha continuidade ao que me é dado a ver e a ouvir. Serei sempre um resto de vocês e de tudo o que me faz existir e sentir. As minhas canções são vossas também. Porque estes textos são as Confidências de um homem vulgar e eu sou isto.
João Pedro Pais”
Neste espetáculo num formato diferente onde “Soam as Guitarras”, o Artista irá partilha uma vida dedicada à música, com a energia contagiante que se lhe conhece quando atua ao vivo, revelando a maturidade de um compositor a superar novos desafios.
João Pedro Pais – Voz e Guitarra
Sérgio Mendes – Guitarra
 



ANTÓNIO CHAINHO convida JOSÉ MANUEL NETO
16 de Outubro de 2020 – 21H30
Aud. Mun. Ruy de Carvalho (Carnaxide)
 

Os mais de 50 anos de carreira recentemente celebrados, traduzem as múltiplas emoções da forma como o nome de António Chainho, embaixador do Soam As Guitarras, é já indissociável da história recente deste instrumento único no mundo.  
Considerado um dos "50 músicos mais influentes da World Music", segundo a revista internacional Songlines, artista completo, guitarrista e compositor Mestre António Chainho é o exemplo vivo de como a paixão, entrega, perseverança e solidariedade - em forma de cumplicidade - moldam a vida de um homem e, ao mesmo tempo, a história da música popular. Partilhou o seu talento com Paco de Lucia, John Williams, José Carreras, KD Lang, Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa, Teresa Salgueiro, Elba Ramalho, Caetano Veloso e muitos outros artistas de mundos muito diversos.
Para este espetáculo, António Chainho convida José Manuel Neto, um dos mais consagrados, exímios e talentosos guitarristas da atualidade. José Manuel Neto revela a verdadeira alma de uma tradição única no mundo ao acompanhar grandes nomes do universo fadista como Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco ou Mísia. 
Distinguido pela Casa da Imprensa com o Prémio Francisco Carvalhinho e com o Prémio Melhor Instrumentista pela Fundação Amália Rodrigues, José Manuel Neto tem apresentado espetáculos em nome próprio, em que interpreta composições de sua autoria que fundem o fado e a música tradicional numa “complexidade harmónica que abre as portas ao improviso e às liberdades poéticas”.
 

Programa e elenco sujeito a alterações

CONDIÇÕES DE ACESSO    

  • Abertura das portas: 30 minutos antes do início dos Concertos.
  • Entrada condicionada após o início dos espetáculos
  • Os lugares de MOBILIDADE REDUZIDA destinam-se exclusivamente a utilizadores em cadeira de rodas


É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA NO INTERIOR DOS ESPAÇOS

Soam as Guitarras é um projeto:




COPRODUÇÃO: Câmara Municipal de Évora | Câmara Municipal Póvoa de Varzim | Câmara Municipal de Setúbal
PARCERIAS: CISION | Hope Consulting & Serviçes
MEDIA PARTNER: Antena 1 | BLITZ | SIC Noticias


BILHETEIRA:


PREÇO DOS BILHETES:

  • Mafalda Veiga | João Pedro Pais | António Chainho convida José Manuel Neto – Plateia: 12,50 € / Balcão: 10,00 €
  • Amélia Muge | Nancy Vieira convida Fred Martins (Participação especial: Bruno Chaveiro) – Plateia: 10,00 € / Balcão: 8,00 €
  • Luís Guerreiro | O Gajo com Carlos Barretto e Isaac Achega – Plateia A: 10,00 €
  • Francisco Sales – Plateia A: 8,00 €
     
  • Bilheteira Online 

     

INFORMAÇÕES:
Tel. 214 408 582 / 24 | 214 430 799 | 1820 (24 horas)
paulo.afonso@oeiras.pt | www.ghude.com/soamasguitarras
RESERVAS: 1820 (24 horas)

 


LOCAIS DE VENDA:

  • Auditório Municipal Eunice Muñoz (Tel. 214 408 411): dias de espetáculo, das 15H00 às 22H00;
  • Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Tel. 214 170 109): dias de espetáculo, das 15H00 às 22H00
  • Posto de Turismo de Oeiras - Palácio Marquês de Pombal (Tel. 214 430 799): 2ª Feira a Domingo, das 10H00 às 19H00;
  • Biblioteca Municipal de Algés (Palácio Ribamar): 2ª a 6ª Feira, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 16H00; Encerra aos Feriados;
  • Centro Cultural Palácio do Egipto (214 408 781): de 3ª Feira a Sábado, das 11H00 às 17H00. Encerra aos Feriados e dias 24 e 31 de Dezembro;
  • Receção/Loja da Fábrica da Pólvora de Barcarena (210 977 420): de 3ª a 6ª Feira, das 14H00 às 18H00; Sábado e Domingo, das 10H00 às 13H00;
  • Mosteiro da Cartuxa – Claustros exteriores: dias de espetáculo, das 17H30 às 21H30;
  • Palácio Flor da Murta – Adega: dia do espetáculo, das 15H00 às 18H30;
  • Ticketline (Sede): 2ª a 6ª Feira, das 11H00 às 20H00;
  • www.ticketline.sapo.pt, A.B.E.P., Ag. Abreu, ASK ME Lisboa, C. C. Dolce Vita - Tejo, Cascais Visitor Center, Casino Lisboa, CCB - Centro Cultural de Belém, E.Leclerc Guimarães e Famalicão, El Corte Inglés, FNAC, Fórum Aveiro, Galerias Campo Pequeno, IT-Tabacarias-Almada, Amadora e Estoril, MMM Ticket, Mundicenter, Pav. Multiusos de Guimarães, Parque de Exposições de Braga, Shopping Cidade do Porto, SuperCor – Supermercados, Teatro Tivoli BBVA, Time Out Mercado da Ribeira; Parque de Exposições de Braga, Shopping Cidade do Porto, SuperCor – Supermercados, Teatro Tivoli BBVA, Time Out Mercado da Ribeira.