O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão, de Eric-Emmanuel Schmitt - ESGOTADO
O Teatro Meridional apresenta, na Biblioteca Municipal de Oeiras, a peça de teatro 'O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão', de Eric-Emmanuel Schmitt
15/12/2022 a 15/12/2022
Biblioteca Municipal de Oeiras

Dotado de uma escrita simples, emocionante e cheia de humor, Eric-Emmanuel Schmitt narra a história passada em Paris, nos anos 60: Momo, um rapazinho judeu de onze anos, torna-se amigo do velho merceeiro árabe da Rua Bleue. Mas as aparências iludem: o Senhor Ibrahim, o merceeiro, não é árabe, a rua Bleue não é azul e o rapazinho talvez não seja judeu. Juntos, vivem uma série de aventuras e constroem uma amizade que ultrapassa todas as fronteiras.
O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão é uma lição de sabedoria, de tolerância, de fatalismo e de bondade. Aparentemente desencontrados no que respeita a cultura, religião e gerações, os seus encontros diários vão possibilitar uma transformação na vida de ambos, através da amizade e do afeto. Trata-se de um texto que fala desses sentimentos, e do diálogo com o outro, da tolerância, do sentido da vida, e até da aceitação da morte “como viagem para a imensidão”. Apesar da aparente simplicidade que poderia ser o diálogo pueril entre uma criança e um sábio velho, a densidade dos ensinamentos do sr. Ibrahim traduz-se em frases marcantes como: “a lentidão é o segredo para a felicidade” ou “aquilo que dás será teu para sempre”.
De um conjunto cénico discreto, composto por tecidos suspensos em pano de fundo, poucos objetos dispostos no chão e imersos numa penumbra indiferenciada, destacam-se duas figuras sentadas e subtilmente iluminadas: Miguel Seabra que nos oferece o belíssimo texto da autoria do filósofo e escritor franco-belga Eric-Emmanuel Schmitt, e Rui Rebelo complemente-o com ressonâncias musicais e sonoras. Dois intérpretes, porque “a unidade mínima humana não é um, mas sim dois”, palavras de Bertolt Brecht tão caras a Miguel Seabra, diretor do Teatro Meridional.
Texto Eric-Emmanuel Schmitt
Tradução Carlos Correia Monteiro de Oliveira
Versão Cénica e Encenação Miguel Seabra
Interpretação Miguel Seabra e Rui Rebelo
Espaço Cénico Marta Carreiras e Miguel Seabra
Figurinos Marta Carreiras
Música original e Sonoplastia Rui Rebelo
Desenho de Luz Miguel Seabra
Assistência de Encenação Marta Carreiras
Fotografia Nuno Figueira
Assistência de Cenografia e Construção de Adereços Marco Fonseca
Montagem Marco Fonseca
Assistente de Produção Rita Mendes
Produção Executiva Susana Monteiro
Direção Produção Rita Conduto
Produção Teatro Meridional
Direção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza