
O Palácio Anjos acolheu, na sexta-feira, 24 de outubro, o encontro ‘Trabalho Doméstico: Mulheres Invisíveis, Direitos Precários’. A iniciativa, promovida para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, contou com a presença da Vereadora Filipa Laborinho e do Vereador Armando Soares.

A sessão destacou a falta de reconhecimento e a precariedade do trabalho doméstico, uma atividade desempenhada maioritariamente por mulheres e frequentemente marcada pelo desrespeito pelos direitos humanos e laborais.

O encontro teve como ponto de partida a apresentação do livro ‘Na Terra dos Outros’, de Manuel Abrantes. De seguida, houve uma conversa moderada por Carla Martingo, Conselheira Local para a Igualdade, e que contou com as intervenções de Manuel Abrantes, autor do livro, Albertina Jordão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e com os testemunhos das trabalhadoras domésticas Maria Celeste Tavares e Emília Gonçalves Varanda.

O encerramento esteve a cargo do Centro Cultural de Oeiras (CENCO) que brindou os presentes com um momento de poesia e música dedicado às mulheres.
