
O Município de Oeiras recebeu, no dia 23 de janeiro, uma visita técnica do Urban Land Institute (ULI), na sequência do interesse manifestado por esta organização internacional nas políticas municipais de habitação, nomeadamente a custos acessíveis.
O Residential Council do Urban Land Institute reconhece o mérito do Município de Oeiras no que diz respeito à habitação pública e acessível, considerando o trabalho desenvolvido pelo concelho como um caso de estudo a nível nacional e europeu. Nesse contexto, esta visita possibilitou a partilha de conhecimento, a análise de boas práticas e a valorização externa das políticas públicas municipais.

O programa da visita incluiu a deslocação a empreendimentos municipais de habitação acessível já concluídos e em utilização, designadamente a Quinta dos Aciprestes e o Parque da Junça, onde foi possível visitar um apartamento em cada empreendimento. A comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer, no terreno, as obras de requalificação em curso nos bairros de São Marçal e do Páteo dos Cavaleiros, integradas no Plano de Requalificação dos Bairros Municipais.
O périplo terminou no Palácio dos Aciprestes, onde decorreu uma apresentação do Município de Oeiras sobre o programa municipal de habitação, enquadrando a evolução histórica das políticas de habitação no concelho, os novos programas em curso e os modelos de gestão e financiamento adotados pelo Município.

O Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Nuno Neto, esteve presente e acompanhou todo o evento, sublinhando a importância do reconhecimento internacional do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oeiras na área da habitação, bem como o valor destas iniciativas para a troca de experiências e para a afirmação de políticas públicas sustentadas e de longo prazo.
Esta visita vem reforçar o posicionamento de Oeiras como um município de referência na definição e implementação de políticas de habitação acessível, com impacto social, urbano e territorial.
