
Foram recentemente divulgados os 10 melhores Vinhos de Lisboa, apurados através do Concurso Vinhos de Lisboa 2025, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).
Entre os distinguidos, o ‘Villa Oeiras’ Superior Branco DOP Carcavelos conquistou o título de ‘Melhor Vinho Generoso’.
Além da Medalha Grande Ouro atribuída ao ‘Villa Oeiras’ Superior, também o ‘Villa Oeiras’ 7 Anos e o ‘Villa Oeiras’ Tinto 12 Anos foram galardoados com Medalhas de Ouro.
A competição reuniu mais de 150 referências, avaliadas por um júri composto por críticos, enólogos e especialistas nacionais e internacionais.
O ‘Villa Oeiras’, elaborado a partir das castas Arinto, Galego Dourado e Ratinho, é fruto de uma vindima manual e de um processo de fermentação com adição de aguardente vínica a 77% (proveniente da Região da Lourinhã) a meio do processo. Segue-se um envelhecimento em barricas de carvalho português e francês durante um período médio de 15 anos.
O resultado é um vinho límpido e luminoso, de tonalidade amarelo-dourada, com textura aveludada e notas elegantes de frutos secos e especiarias. Apresenta uma intensidade média, é meio-doce, com acidez equilibrada e frescura marcante, culminando num final elegante e persistente.
O projeto ‘Villa Oeiras’ representa o empenho do Município de Oeiras na preservação e valorização do património material e imaterial do concelho, garantindo que o legado do Vinho de Carcavelos se mantém vivo e reconhecido.