Concelho recebeu autarcas brasileiros para partilha de conhecimento e troca de experiências

Concelho recebeu autarcas brasileiros para partilha de conhecimento e troca de experiências

Missão internacional procura experiências inovadoras de cidades portuguesas.

16 nov 2022
  • viver
  • Empreendedorismo
  • ciência e inovação
  • Relações Internacionais
Visita de autarcas brasileiros

Oeiras como exemplo de Desenvolvimento Económico

 

Oeiras é um dos territórios de Portugal participantes no Projeto 'Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e a Sustentabilidade', pelo que, no próximo dia 21 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o Vice-Presidente, Francisco Rocha Gonçalves, receberam uma visita de representantes de 20 cidades brasileiras, que constituem uma Missão de Cooperação que virá a Portugal para concretizar ações de cooperação internacional e conhecer práticas inovadoras em gestão de áreas urbanas e rurais. Esta comitiva faz parte do 'Cluster 1 – Desenvolvimento Económico' do projeto Inova Juntos – Cooperação Urbana e Triangular para a Inovação e Sustentabilidade (2021-2023), que visitará seis cidades portuguesas, entre 18 e 27 de novembro.

O projeto Inova Juntos, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e o Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra) e financiado pela Comissão Europeia – EuropeAid, tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas. O que se pretende é fomentar a inovação nas políticas públicas por meio de trocas de experiências e de aprendizagens entre os municípios do Brasil, Portugal e América Latina.

Na sua passagem por Oeiras, os visitantes ficaram a conhecer a realidade local, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico, com o intuito de, através da criação de pontes de cooperação, as medidas oeirenses poderem ser replicadas em municípios brasileiros.

Oeiras dinamiza a sua colaboração neste projeto a partir de dois eixos fundamentais: o Desenvolvimento Económico e Inovação e os Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social, assentes na Estratégia do Município 'Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025'.

Valoriza-se a localização e infraestrutura económica, científica e tecnológica do território para um desenvolvimento económico e tecnológico sustentados em Oeiras e a sua referenciação internacional em ciência e inovação, com impacto duradouro e sustentado nos campos da Educação, Sociedade, Empreendedorismo e Inovação.

Princípios subjacentes ao Projeto Inova Juntos são a boa governação, a participação cidadã, a não discriminação e igualdade de género e sustentabilidade ambiental.

Esta etapa em Portugal é uma continuidade das atividades que começaram em maio no Brasil e que levaram uma comitiva de portugueses para conhecer e discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros.