Visita de trabalho a obra de requalificação escolar e equipamentos de segurança e saúde
Visita de trabalho a duas escolas de Queijas e Passeio Marítimo de Oeiras.

Na passada terça-feira, dia 5 de setembro, a Vereadora Joana Baptista, acompanhada pelo Vereador Pedro Patacho e por técnicos da CMO realizou uma visita de trabalho, onde visitou duas escolas do parque escolar de Oeiras, a Escola Básica Gil Vicente e a Escola Básica Professor Noronha Feio, em Queijas.
A EB Gil Vicente tem em curso a execução de uma obra com vista à requalificação geral deste equipamento escolar. Esta intervenção tem um prazo de execução de 2 anos, devendo estar concluída para receber a comunidade escolar no ano letivo 2025/2026. Os alunos irão ser deslocados para a EB Noronha Feio, ficando instalados em instalações provisórias, constituídas por blocos modulares nos próximos 2 anos letivos.
Os trabalhos da empreitada de requalificação, incluem a ampliação da cozinha, criação de um novo espaço de refeitório, remodelação das instalações sanitárias, reformulação da rede de águas, esgotos, instalação elétrica, sistema de climatização, substituição de pavimentos, pinturas interiores e exteriores, substituição de coberturas e requalificação do espaço exterior.
Esta visita à Escola Básica Professor Noronha Feio teve como principal objetivo aferir que estas instalações provisórias asseguram todas as condições necessárias para garantir aos alunos conforto e segurança no interior, como no exterior, proporcionando boas zonas envolventes para as crianças no início do novo ano letivo. A intervenção prevê-se concluída em 24 meses, resultando de um investimento de 1.580.000 €.
Após a visita às escolas, a Vereadora Joana Baptista seguiu para a praia de Paço de Arcos, com o objetivo de verificar no local o desempenho dos novos desfibrilhadores instalados junto dos concessionários durante época balnear 2023. No decorrer da visita, constatou que têm sido levantadas algumas questões quanto ao seu funcionamento, pelo que, o no final da época balnear, este equipamento deverá ser objeto de algumas melhorias. Ainda durante o mês outubro, deverá ser instalado no Passeio Marítimo de Oeiras.
Refira-se que este equipamento de suporte básico de vida constitui um importante recurso médico para a reposição do ritmo cardíaco, em cenário de emergência.