Pesquisa

Agenda da Ciência - Fev 2021

Agenda da Ciência - Fevereiro 2021

Agenda Científica de Fevereiro 2021

A agenda científica do mês de fevereiro apresenta informação atualizada sobre os eventos e iniciativas de divulgação de ciência que decorrem em Oeiras. Ao longo do mês, de forma colaborativa, as instituições científicas, universidades, escolas, empresas, bibliotecas e museus, proporcionam em conversas e debates, exposições, jogos e vídeos temáticos, projetos e atividades do programa Oeiras Educa, oficinas científicas e tecnológicas ou encontros/visitas virtuais a laboratórios, além da interação com especialistas de múltiplas áreas do conhecimento.
 
Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e futuro.

 

Percursos, Visitas a laboratórios e Dias Abertos


Título: Sessão Aberta ao Ensino Superior
Data: 22 fevereiro 2021
Horário: 16h - 19h
Local: online
Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior (em Portugal e no Estrangeiro)
Descrição: A Sessão Aberta ao Ensino Superior destina-se a ajudar os alunos de licenciatura e mestrado a conhecerem os programas de formação do IGC de forma a planearem os próximos passos da sua carreira científica. 
 
Como parte da sua missão de formar a próxima geração de cientistas, o IGC tem uma forte tradição em formação, com um conjunto de programas de elevada qualidade adequados a diferentes fases da carreira e que estão continuamente em melhoramento de acordo com as necessidades dos estudantes e os mais recentes avanços científicos e tecnológicos.
 
Durante este evento, alunos de todas as formações académicas (mesmo de áreas fora das Ciências da Vida) são bem-vindos a descobrir mais sobre o programa de doutoramento do IGC, mestrados e Escola de Verão, através de sessões interativas onde podem tirar dúvidas e colocar questões aos coordenadores destes programas e aos cientistas do IGC.
 
Este evento decorre em inglês. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória
Mais informações em:
https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/sessao-aberta-ao-ensino-superior-2021/

 

 

Formação e Oficinas

 

Título: Curso de iniciação à investigação científica
Data: 5, 6, 12, 19, 26 e 27 de fevereiro 2021
Horário: 14h00/18h00
Local: Online
Público-alvo: Estudantes e investigadores dos PALOP, candidatos a bolsas de investigação (Bolsas António Coutinho ou outras)
Descrição: O Curso de Iniciação à Investigação Científica, organizado pelo Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência, destina-se a estudantes e investigadores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), candidatos a bolsas de investigação. O curso pretende abordar os conceitos essenciais em investigação científica orientada por hipóteses experimentais, escrita de currículos, cartas de motivação e projetos científicos. O curso decorrerá online e será composto por seis workshops teórico-práticos que irão abordar os temas necessários para que candidatos a bolsas de investigação adquiram as ferramentas necessárias para criar e apresentar propostas de projeto competitivas.
Mais informações em:
https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/curso-de-iniciacao-a-investigacao-cientifica/

 

Título: Boot Camp de abertura – StartUp Research 2021
Data: 5 de fevereiro 2021
Horário: 15h00-19h00
Local: Online
Público-alvo: Investigadores
Descrição: O StartUp Research é um programa de pós-graduação que pretende promover competências empresariais em jovens cientistas, numa parceria entre o ITQB NOVA e a NOVA SBE, ambas da Universidade Nova de Lisboa. A edição de 2021 será lançada no dia 5 de fevereiro e, durante 3 meses, os cientistas aprenderão a transformar conhecimento e ideias em valor, através da aprendizagem com investigadores, empresários e empresas. Este curso pretende trazer competências económicas e empresariais como parte da formação científica de um Doutoramento.
Mais informações em:
https://www.itqb.unl.pt/startupresearch

 

 

Palestras, Conferências e Colóquios


Título: Seminário “Autenticidade do mel produzido por Apis mellifera L. no Parque Nacional da Gorongosa”
Data: 8 fevereiro
Horário: 14h00
Local: Online
Público-alvo: Investigadores e curiosos
Descrição: A produção do mel em zonas rurais é tida como uma fonte alternativa de renda muito importante, especialmente em comunidades próximas a áreas de conservação, onde há uma abundância e diversidade de plantas para a produção de mel de qualidade. Entretanto, o benefício que advém dessa atividade pode ser prejudicado em situações onde se verifica a adulteração do mel, pois, este perde o seu valor no mercado, o que resulta consequentemente na perda da renda das comunidades locais e maior pressão sobre os recursos naturais. Para evitar estes problemas, e de modo a valorizar o mel produzido ao redor do Parque Nacional da Gorongosa, foi realizada pela primeira vez um estudo, com o objetivo de avaliar as características botânicas do mel, com vista a determinar as espécies de plantas mais visitadas por abelhas na produção do mel mediante análise polínica e aferir o potencial para a produção de méis mono florais; também constituiu objetivo deste trabalho, analisar a composição isotópica dos méis a fim de aferir a possibilidade da distinção dos mesmos.
Minibiografia de Adija Wilssone:
Adija é uma jovem Moçambicana, formada em wildlife management no Instituto técnico médio, licenciada em ecoturismo e wildlife management, mestre em biologia de conservação e doutoranda em ciências da sustentabilidade na Universidade de Lisboa.  Adija estuda a conservação da natureza há 10 anos, e nos últimos três anos esteve a estudar a apicultura como estratégia para a proteção dos ecossistemas e melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes ao redor do Parque Nacional da Gorongosa. No ano passado foi bolseira de investigação da bolsa António Coutinho da Fundação Calouste Gulbenkian.
Mais informações e inscrições:
http://bit.ly/SeminarioAdijaFev2021 | https://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/outreach/press&events/ver.php?id=1283


Título: iNEXT-Discovery | Primeiro encontro científico anual
Data: 16 de fevereiro
Horário: 10h00 – 18h00
Local: Online
Público-alvo: Investigadores e curiosos
Descrição: Organizado numa parceria entre o ITQB NOVA e o Centro Nacional de Biotecnologia (CNB) de Espanha, o primeiro encontro científico anual do projeto iNEXT-Discovery terá lugar online, no dia 16 de fevereiro. Este encontro está aberto (inscrição necessária) a todos os interessados em saber mais sobre biologia estrutural e os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, bem como as suas aplicações. O iNEXT- Discovery é um consórcio internacional que pretende ligar instalações de biologia estrutural entre si e torná-las acessíveis a novas comunidades de utilizadores, bem como oferecer uma melhor integração entre campos científicos através de reuniões, cursos práticos, e workshops
Mais informações em:
https://inext-discovery.eu/events/inext-discovery-1st-annual-scientific-meeting/


Título: 11th ITQB NOVA PhD Students’ Meeting
Data: 17, 18 e 19 de fevereiro
Horário:
Local: Online
Público-alvo: Estudantes de doutoramento
Descrição: Encontro de 3 dias organizado por estudantes de Doutoramento do ITQB NOVA e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET). Na sua décima primeira edição, o PhD Students’ Meeting terá lugar exclusivamente online. Como é tradição, os estudantes irão apresentar os seus trabalhos em vários formatos de sessão e o programa contará também com oradores convidados de diferentes áreas científicas.
Mais informações em:
https://www.itqb.unl.pt/events/11th-itqb-nova-phd-students-meeting

 

 

Efemérides


Título: Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Data: 11 de fevereiro
Horário: Todo o dia
Local: Online
Público-alvo:
Descrição: Iremos celebrar nas redes sociais as mulheres cientistas e serviços essenciais que não baixaram os braços no combate à pandemia. Investigadoras em diferentes áreas científicas e coordenadoras de serviços científicos, estas mulheres do ITQB NOVA são uma inspiração para qualquer pessoa, mas especialmente como representação positiva para raparigas que queiram enveredar pelo mundo da ciência.
Mais informações em:
https://www.facebook.com/itqbnova/
 

Título: International Day of Women and Girls in Science: how ♀scientists do it!
Data: 11 de fevereiro
Horário: 12h30–14h00
Descrição: Dia 11 de fevereiro uma equipa do Joint Research Center (JRC), da Comissão Europeia, assinala o Dia Internacional das Mulheres na Ciência com um evento online com a presença de cientistas e vários stakeholders da ciência. Maria João Amorim e Raquel Oliveira, investigadoras do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), vão juntar-se à sessão “A Ciência: Science is a feminine word” para falar sobre o papel e os desafios da mulher na ciência. A iniciativa faz parte das celebrações do “Semestre Português”, por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). As sessões serão exclusivamente em inglês e online e o evento é aberto ao público.
Mais informações em:
https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/international-day-of-women-and-girls-in-science-how-♀-scientists-do-it/

 

 

Programas de Apoio


Título: António Coutinho Science Awards
Data: Candidaturas abertas até 30 de abril
Descrição: Os António Coutinho Science Awards são uma iniciativa que visa criar oportunidades para estudantes e investigadores doutorados promoverem as suas carreiras científicas. Dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendentes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Esta iniciativa do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o apoio da Fundação Merck e do Município de Oeiras. As candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico decorrem até dia 30 de abril de 2021.
Mais informações em:
https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/
Teaser de lançamento: https://fb.watch/3qmEHTKrtg/

 

 

Formação e Comunidade de Professores


Título: Formação de Professores “Lab in a Box – Oeiras” - 2020/2021 - 2º Ciclo
Data: 10 de Fevereiro
Horário: 16h-20h
Local: Online via Zoom
Público-alvo: Professores de Oeiras selecionados (Ciências Naturais - 5º ano | 2º Ciclo) para o projeto piloto Lab in a Box
Descrição: As Formações de Professores “LiB– Oeiras” são acreditadas pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras (CFO) em formato de Oficina (25h presenciais + 25h autónomas), e as suas sessões são realizadas em workshops mensais ao longo do ano letivo de 2020-2021, com o objetivo de capacitar professores na implementação do kit “LiB - Oeiras” nas suas turmas. Esta formação é destinada a professores de Ciências Naturais do 5º ano do 2º ciclo do Ensino Básico, do concelho de Oeiras, em parceria com as Direcções de Agrupamento e Câmara Municipal de Oeiras, e tem como foco principal o currículo vigente na disciplina de Ciências Naturais. Possui uma forte componente prática “mãos na massa” e de acompanhamento em sala de aula.
O “Lab in a Box – Oeiras”, parte integrante do Projeto “Lab in a Box” (LiB) criado por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), surge como uma iniciativa do programa “Ciência Aberta a Oeiras” que está a ser desenvolvido em parceria entre o IGC e a Câmara Municipal de Oeiras, dentro da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025. Em fase piloto de implementação durante o ano letivo de 2020/2021, com as primeiras formações de professores a decorrer com um grupo de professores pioneiros, selecionados de vários Agrupamentos de Escolas do concelho de Oeiras, o LiB – Oeiras tem como principal objetivo desenvolver a prática do ensino experimental das ciências nas escolas de Oeiras, com foco no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Mais informações em: https://labinabox.igc.pt e labinabox@igc.gulbenkian.pt

 

Título: Formação de Professores Lab in a Box - Oeiras - 2020/2021 - 1º Ciclo
Data: 24 de Fevereiro
Horário: 16h-20h
Local: Online via Zoom
Público-alvo: Professores de Oeiras selecionados (Estudo do Meio 4º ano | 1º Ciclo) para o projeto piloto Lab in a Box
Descrição: As Formações de Professores “LiB– Oeiras” são acreditadas pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras (CFO), em formato de Oficina (25h presenciais + 25h autónomas), e as suas sessões são realizadas em workshops mensais ao longo do ano letivo de 2020-2021, com o objetivo de capacitar professores na implementação do kit “LiB - Oeiras” nas suas turmas. Esta formação é destinada a professores do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, do concelho de Oeiras, em parceria com as Direções de Agrupamento e Câmara Municipal de Oeiras, e tem como foco principal o currículo vigente na disciplina de Estudo do Meio. Possui uma forte componente prática “mãos na massa” e de acompanhamento em sala de aula.
O “Lab in a Box – Oeiras”, parte integrante do Projeto “Lab in a Box” (LiB) criado por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), surge como uma iniciativa do programa “Ciência Aberta a Oeiras” que está a ser desenvolvido em parceria entre o IGC e a Câmara Municipal de Oeiras, dentro da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025. Em fase piloto de implementação durante o ano letivo de 2020/2021, com as primeiras formações de professores a decorrer com um grupo de professores pioneiros, selecionados de vários Agrupamentos de Escolas do concelho de Oeiras, o LiB – Oeiras tem como principal objetivo desenvolver a prática do ensino experimental das ciências nas escolas de Oeiras, com foco no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Mais informações em: https://labinabox.igc.pt e labinabox@igc.gulbenkian.pt

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à covid-19