Foram muitos os representantes de forças vivas do concelho, do clero, autarcas e populares que marcaram presença, no passado dia 30 de Outubro, na cerimónia de descerramento da estátua em homenagem ao Padre Fernando Martins, frente à Igreja Matriz de Oeiras.
Trata-se da primeira estátua consagrada a um membro da igreja erigida em espaço público no concelho e pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pelo pároco de Oeiras e São Julião da Barra ao longo dos seus já 41 anos de actividade pastoral na vila. Tendo assumido as funções de pároco de Oeiras em Outubro de 1966, o Padre Fernando Martins ficará, para sempre, ligado à história deste vila e, mesmo, deste concelho, pelo exercício de um magistério pautado pelo acalentar de uma obra social mas, também, cultural. Na oportunidade, Isaltino Morais recordou alguns dos momentos mais marcantes de quatro décadas de permanência em Oeiras do Padre Martins, fazendo o elogio da obra feita e reiterando a importância do seu contributo nos diversos domínios da acção social. Do trabalho desenvolvido ao longo destes mais de 40 anos pelo Padre Fernando Martins destacam-se a criação do Centro Social Paroquial de Oeiras, incluindo o Infantário de Santo Amaro e o Infantário O Pombal, e do Complexo Social da Figueirinha, com lar para idosos residentes, centro de dia e apoio ao domicílio para incapacitados e isolados. Promoveu, também, o restauro da Igreja Matriz, mediante a substituição do telhado, renovação da instalação eléctrica, consolidação das torres da igreja, aquisição um relógio novo, computorização dos sinos, reparação do órgão de tubos, das telas e de todo o interior e exterior do edifício. Foi de sua iniciativa a preservação e restauro do Tesouro da Igreja, composto por peças valiosas de ourivesaria, pintura, escultura, paramentaria e outras, aberto ao público como Museu da Paróquia. Graças à colaboração de Maria da Conceição Cyrne de Castro, os documentos da Igreja que resistiram ao vandalismo das Invasões Francesas foram arrumados, classificados e expostos, constituindo hoje uma fonte de investigação preciosa, para todos os estudiosos de Oeiras e não só.
O Padre Fernando Martins dinamizou ainda o processo de criação de três novas paróquias, Porto Salvo, instituída em 1984, Santo António de Nova Oeiras, em 1991, e São Julião e Santa Bárbara, também em 1991. Reconhecido sobretudo pela obra social, cultural e evangélica desenvolvida em Oeiras, o Padre Fernando Martins é, para além do mais, uma figura ímpar, tendo granjeado, ao longo dos anos, simpatias e popularidade junto dos seus paroquianos, facto aliás comprovado no momento de descerramento da estátua em sua homenagem.