10 Encontro do Grupo Brincar na Cidade Educadora

10º Encontro do Grupo Brincar na Cidade Educadora

Este encontro realizou-se no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal.

26 fev 2024
  • viver
  • Educação
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O Município de Oeiras recebeu, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o 10º Encontro do Grupo Brincar na Cidade Educadora, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que se realizou no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal.

Este encontro, no qual estiveram representados 29 municípios de norte a sul do país, contou, na sessão de boas-vindas, com a participação do Vereador Pedro Patacho e do representante do Município de Torres Vedras, coordenador do grupo, Rodrigo Ramalho.


Na ocasião, foi apresentado o projeto ‘AnimÀrua’, uma iniciativa criada com o objetivo de dinamizar diversos locais de todo o concelho de Oeiras através de animações de rua. E ainda durante a manhã, os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada ao Palácio do Marquês de Pombal e jardins.

O período da tarde foi marcado pela partilha de duas práticas integradas em projetos de Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente o ‘Brincadeira aos Pedaços’, da EB Armando Guerreiro – Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, e o ‘Tempo de Brincar’, da EB Cesário Verde – Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha/Queijas. 

Ambos os projetos são desenvolvidos ao abrigo do Protoloco de Cooperação entre as respetivas Associações de Pais e Encarregados de Educação e o Município de Oeiras. 

Foram ainda realizadas visitas às escolas, onde os participantes puderam contactar diretamente com as atividades, que foram apresentadas pelos alunos e pelos representantes institucionais.

O dia terminou com um jantar temático, oferecido pelo Município de Oeiras, no qual os participantes tiveram a oportunidade de experimentar três jogos do tempo do Marquês de Pombal. Após o jantar, realizou-se, na emblemática Capela do Palácio, o concerto pedagógico/comentado ‘Música no tempo do Marquês’, sob a direção do Maestro José Soares.