45º Congresso da INTA

45º Congresso da INTA

Os Municípios de Oeiras e de Lisboa vão receber, entre quinta-feira e sábado (9 e 11 de março) o 45º Congresso da INTA

09 mar 2023
  • Oeiras
  • viver
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
INTA

Os Municípios de Oeiras e de Lisboa vão receber, entre quinta-feira e sábado (9 e 11 de março), o 45º Congresso da INTA (International Urban Development Association), dedicado ao tema ‘Da Cidade à Civitas: Cuidar da Cidade e devolvê-la aos seus habitantes’. 
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, participará na sessão abertura do evento, na quinta-feira, às 15:00, na Praça do Município, em Lisboa, e na sessão de encerramento, no Templo da Poesia, em Oeiras, às 18h, na sexta-feira.
Este congresso irá reunir várias personalidades, nacionais e internacionais, da área do Urbanismo para um debate que estará centrado em quatro temas principais: 
1. ‘Territórios e saúde: bem-estar, inovação e agricultura urbana’.
2. ‘Participação dos cidadãos e mobilização social na era digital para uma cidade mais saudável e mais coesa’.
3. ‘Habitação sustentável: regeneração urbana, sobriedade e políticas de financiamento para uma habitação acessível’.
4. ‘A cidade e a água: margens de rios, costas, corredores azuis e verdes’.

Programa Completo:

Quinta-feira, 9 de março
Paços do Concelho de Lisboa – Praça do Município, Lisboa
11h – 13h – Assembleia Geral da INTA – Paços do Concelho de Lisboa
14h – 15h – Inscrições e receção dos participantes
15h – 16h – Sessão de abertura – Fernando Nunes da Silva (Presidente da INTA, investigador do CiTUA, IST), Teresa Almeida (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo), Isaltino Morais (Presidente da CM de Oeiras), Carlos Moedas (Presidente da CM de Lisboa).
16h – 16h30 – Conferência inaugural – Alfonso Vegara (Arquiteto e urbanista, Presidente da Fundação Metropoli em Madrid, anterior presidente da AIU/ISoCaRP).
“A procura de novos equilíbrios territoriais: cidade e periferias tendo em vista espaços mais saudáveis e sustentáveis”.
16h30 – 17h15 – Conferência Temática – Francesc Ventura (Arquiteto e urbanista, fundador do gabinete “Eficiencia Locacional” em Barcelona, anterior diretor-geral de Arquitetura e Habitação do Governo da Catalunha, anterior presidente da FIHUOT).
 “A cidade pós-COVID: os novos desafios do ambiente e da mobilidade urbanos”.
17h15 – 18h30 – Tema 1: ‘Territórios e Saúde: bem-estar, inovação e agricultura urbana’.
Helle Juul (Arquiteta, Arkitekt MAA, Ph.D., CEO Juul/Frost Arkitekter, Copenhaga), Kerri Farnsworth (Urbanista, diretor fundador, doutoranda em Engenharia do Território, IST), Miguel Amado (Professor do IST – Universidade de Lisboa, investigador do CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability).
Moderador – Representante CM de Oeiras
18h30 – 19h – Debate

Sexta-feira, 10 de março
Templo da Poesia, Parque dos Poetas, Oeiras.
9h – 9h45 – Conferência temática – Hans Christian Christiansen (Assessor Sénior, Smart City Lab, Município de Copenhaga).
“Gestão urbana mais inteligente, mais aberta e participativa”.
9h45 – 10h30 – Tema 2: ‘Participação pública e mobilização social na era digital para uma cidade mais saudável e coesa’.
Robert Olivier (Cientista político e presidente da Fundação Jacques Cartier Centre, Montreal, Canadá),Diana Alejandra Rodríguez (Directora del Departamento Administrativo de la Defensoría del Espacio Público de Bogotá), Michel Sudarskis (anterior secretário geral da INTA).
Moderador – Jorge Gonçalves (Professor do IST – Universidade de Lisboa, investigador do CITUA – Centro de Inovação em Território, Planeamento Urbano e Arquitetura, IST).
10h30 – 11h – Debate
11h – 11h15– Pausa para café
11h15– 11h45 – Conferência temática – Henk Bouwman (Arquiteto e urbanista, Secretário geral da METREX – Network of European Metropolitan Regions and Areas).
“Viver em cidades e metrópoles: que futuro?”
11h45 – 12h30 – Tema 3: ‘Habitação sustentável: regeneração urbana, sobriedade e políticas de financiamento habitacional acessíveis’.
Christophe Lamontre (Arquitecto e urbanista, anterior gestor de ativos e diretor de gestão de projetos na RATP, Filipa Roseta (Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa para a Habitação), Joana Baptista (Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras).
Moderador – Eduarda da Silva Costa (Professora e investigadora no IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa)
12h30 – 13h – Debate
13h – 14h30 – Almoço no local
14h30 – 15h15 – Conferência Temática – João Pedro Costa (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, anterior vereador da CM de Lisboa, arquiteto e urbanista).
“A cidade e a água: os desafios das alterações climáticas”.
15h15 – 16h15 – Tema 4 – ‘A cidade e a água: margens, costas, corredores azuis e verdes’.
Isabel Loupa Ramos (Professora do IST – Universidade de Lisboa, investigadora do CITUA – Centro de Inovação em Território, Planeamento Urbano e Arquitetura, IST), Rita Justesen (Diretora de Planeamento e Sustentabilidade, Cidade e Porto de Copenhaga), Myriam Arabian (Coordenadora Geral do Organismo Operador do Serviço de Limpeza de Puebla e Encarregada da Secretaria do Meio Ambiente), Carlos Correia (Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa).
Moderador – Paulo Pardelha (Arquiteto e urbanista, Diretor do Departamento de Planeamento Urbano da CM de Lisboa)
16h15 – 16h30 – Debate
16h30 – 17h – Pausa para café
17h00 – 18h – Mesa Redonda: ‘Gestão de crises e projetos urbanos: outra possibilidade de complementaridade?’
Maurice Charrier (anterior presidente da INTA, anterior presidente da Câmara de Vaulx-en-Velin e anterior vice-presidente do Grand Lyon responsável pelo Urbanismo e Política de Ordenamento do Território), Didier Drummond (Arquiteto e urbanista), Sabina Mujkic (Investigadora no Instituto de Planeamento Urbano da República da Eslovénia), Joana Almeida (Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa para o Urbanismo).
Moderador – Michel Sudarskis (Anterior secretário geral da INTA) / Jakub Mazur (Presidente da METREX – Network of European Metropolitan Regions and Areas).
18h – 19h – Sessão de encerramento.
Fernando Nunes da Silva (Presidente da INTA, CiTUA/IST), José António Lameiras (Engenheiro e Urbanista, Presidente da APU – Associação Portuguesa de Urbanistas), Teresa Heitor (Professora do IST e Presidente do CiTUA), representante da CM de Lisboa, Isaltino Morais (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras).

Sábado, 11 de março
9h30 – 12h30 – Visitas de estudo alternativas (registo prévio):
1.    Zona ribeirinha de Lisboa e bairro do Parque das Nações.
2.    Eixo pedonal e de bicicleta no parque do Jamor, zonas residenciais municipais em Politeira (Barcarena) e habitação para jovens em Oeiras.
3.    Passeio de barco no Tejo com visita ao porto de Lisboa.


Para mais informações, consulte aqui.