O Município de Oeiras acolheu os participantes do 52º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas, um evento com o Alto Patrocínio da Presidência da República, que decorreu entre 27 de maio e 2 de junho.
Os 420 congressistas, oriundos de 24 países que integram a Federação Internacional das Confrarias Báquicas, seguiram um programa que incluiu a passagem pelas regiões vitivinícolas do vinho verde, Douro, Tejo, Alentejo, Lisboa.
Em Oeiras, os participantes deste congresso foram recebidos no dia 2 de junho. O programa teve início nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, onde duas personagens históricas do Séc. XVIII, o Marquês de Pombal e a conhecida criada do palácio, Jocelina, receberam os congressistas junto à adega.
Na ocasião, foi realizada a apresentação da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos e da Confraria do Arinto de Bucelas e dos respetivos vinhos em prova (espumante Arinto de Bucelas, Casal da Manteiga Branco e Vinho de Carcavelos Villa Oeiras Superior 15 anos), seguida da atuação do Grupo de Canto e Dança do Centro de Cultura e Desporto – CCD, que encerrou a programação.
A Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos integra a direção da Federação Internacional das Confrarias Báquicas que, conjuntamente com a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, organizou e conseguiu que, no Programa do congresso fossem contempladas visitas aos municípios da Região Demarcada do Vinho de Carcavelos: Cascais e Oeiras.