Algés vai ter mais uma unidade de Saúde Familiar

Algés vai ter mais uma unidade de Saúde Familiar

15 jul 2019
foto

O Centro de Saúde de Algés (inaugurado a 25 de abril de 2017) vai passar a dispor de duas Unidades de Saúde Familiar (USF) já a partir do dia 1 de julho. No dia 1 de julho, foi inaugurada a Unidade de Saúde Familiar Damião de Gois, pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte Bessa de Melo, e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves.

Estas duas Unidades estão preparadas para dar resposta a 22 300 utentes.

A USF Damião de Gois funcionará no horário das 8:00 às 20:00, contando com uma equipa de 7 médicos, 6 enfermeiros e 4 assistentes técnicos, a maioria dos quais oriundos do antigo Centro de Saúde de Algés situado na Rua Damião de Gois, nome com o qual se batiza agora a nova Unidade.

Esta USF está integrada no ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, com um total de 276 560 utentes inscritos, tendo por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população das seguintes freguesias do concelho de Oeiras: União de freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo; União de freguesias de Carnaxide e Queijas; União de freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; Freguesia de Barcarena; e, Freguesia de Porto Salvo. Servirá também os utentes das seguintes freguesias do concelho de Lisboa: Freguesia de Ajuda; Freguesia de Alcântara; Freguesia de Belém; e, Freguesia de Campo de Ourique (Santo Condestável).

O ACES Lisboa Ocidental e Oeiras passa assim a contar com 13 Unidades de Saúde Familiar (USF), 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 3 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP), 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos.