Apresentação do Relatório do Índice das Cidades Interculturais

Apresentação do Relatório do Índice das Cidades Interculturais

05 abr 2019
  • Cultura
  • Comunicação
foto

Conselho da Europa classifica no máximo as Políticas de Vizinhança de Oeiras

Com 23 bairros habitados, em grande parte, por pessoas de vários grupos étnicos e culturais, Oeiras desenvolve ainda uma variedade de eventos e atividades interculturais, que promovem a interação entre os munícipes destes diversos grupos, oriundos das várias áreas do concelho. As conclusões fazem parte do relatório do Índice das Cidades Interculturais do Conselho da Europa, apresentado, hoje, no Templo da Poesia, em Oeiras, dia em que se assinala, pela primeira vez, o dia Municipal para a Interculturalidade de Oeiras.

Comparando com os resultados das 95 cidades já analisadas, Oeiras destaca-se nas áreas dos serviços públicos, negócios e mercado de trabalho, espaço público, políticas culturais e civis, tendo mesmo obtido a classificação máxima (100%) no que toca a políticas de vizinhança.

A apresentação do relatório, a cargo de um perito independente do Programa Cidades Interculturais, Sérgio Xavier, contou com as presenças do Vice-Presidente da Câmara de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e da Diretora da Unidade das Cidades Interculturais do Conselho da Europa, Ivana D’Alessandro.

 

Francisco Rocha Gonçalves, Vice-Presidente do Município, explicou que “a interculturalidade é uma prioridade para este Executivo”, relembrando que foi o atual Presidente da Câmara, Isaltino Morais, ainda na década de 80, que “deu condições de vida dignas aos mais de 10% dos oeirenses, que então viviam em barracas. Hoje, depois de mais de 5000 casas construídas, podemos afirmar que mais de 50% destes fogos foram atribuídos a pessoas naturais de outros países”. Francisco Rocha Gonçalves sublinhou ainda o forte investimento na educação, um dos pilares para este mandato, com vista “a libertar o potencial inerente a cada um dos jovens do Concelho. No limite, toda a nossa ação governativa visa fazer o bem, promovendo a dignidade e o bem-estar dos nossos munícipes, independentemente da sua origem.”

 

Sobre o Programa Cidades Interculturais:

Cidades Interculturais é um programa do Conselho da Europa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e implementação de políticas de integração de imigrantes, gestão da diversidade e diálogo intercultural, promovendo o intercâmbio de melhores práticas entre as cidades associadas.

Até agora, o programa já avaliou as políticas interculturais de 95 cidades à volta do mundo.              

                                                                                                                                                                                             

Sobre o dia Municipal para Interculturalidade de Oeiras:

O dia Municipal para a Interculturalidade de Oeiras visa reconhecer a diversidade e a riqueza do Município ao nível da população que o integra. Encontram-se, no concelho, pessoas de mais de 106 nacionalidades.