Catálogo da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao prazer sexual feminino’

Catálogo da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao prazer sexual feminino’

A apresentação, de entrada livre, será feita por Marta Crawford.

03/03/2023 a 03/03/2023

Palácio Anjos

Gratuito

03 de Março de 2023
  • descobrir
  • viver
  • Cultura
  • Museus
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Banner MUSEX

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente, na sexta-feira, dia 3 de março, no Palácio Anjos, em Algés, no lançamento do catálogo de Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, a primeira exposição do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo.

A apresentação foi feita por Marta Crawford, editora do catálogo, fundadora do MUSEX e co-curadora da exposição.

Construída a partir do olhar de Marta Crawford, esta publicação retrata fotograficamente o espaço expositivo e a sua relação com a seleção de obras através das lentes de Fernando Guerra e António Jorge Silva.

Esta documentação é ainda acompanhada de artigos e recensões de vários autores, entre os quais Emília Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Patrícia Pascoal, psicoterapeuta, terapeuta sexual e professora associada na Universidade Lusófona, e Rosa Monteiro, ex-secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em torno da exposição e das temáticas e problemáticas que a compõem, contando também com o ensaio curatorial de Marta Crawford.

Ao registar para a posteridade o universo artístico, científico e pedagógico que Amor Veneris encapsula, este catálogo procura fechar com chave de ouro o projeto que marcou a vida cultural do município de Oeiras ao longo dos últimos meses.
O catálogo, de edição bilingue (português e inglês), contou com a assistência editorial de Diogo Montenegro e a consultoria editorial de David Rato, e estará disponível para compra na bilheteira do Palácio Anjos.
 
Lista completa dos textos do catálogo:

  • Apresentação (Isaltino Morais)
  • Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino (Marta Crawford)
  • Pedagogia: Entre a Obra de Arte, Corpo e Espaço (Fabrícia Valente)
  • Play Body – Cenas da Vida Interior de um Corpo Cenográfico (Os Espacialistas)
  • Prazer Sexual, Satisfação Sexual e Orgasmo (Patrícia Pascoal)
  • «Olha Mãe, eis-me de ventre liso e pernas abertas para a vida» (Isabel Freire)
  • Uma História do Clitóris (Sarah Chadwick)
  • Violência Sexual (Rosa Monteiro)
  • As Muitas Pontas do Icebergue (Emília Ferreira)
     
Sobre Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

A exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, que foi prolongada pelo Município de Oeiras até dia 8 de março, poderá continuar a ser visitada nos mesmos horários: às terças, quartas, quintas e domingos, das 11h00 às 19h00, e às sextas, sábados e feriados, das 11h00 às 20h00.

O bilhete para a exposição pode ser adquirido no Palácio Anjos ou na Ticketline. Os preços podem ser consultados em: https://musex.pt/musex/

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é uma exposição idealizada pela sexóloga Marta Crawford, com curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente. É a primeira exposição do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, realizada com o apoio do Município de Oeiras.

A exposição enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. Pretende ainda levar o público a refletir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino e da sexualidade feminina, incidindo em temas como o consentimento e o não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros.

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino conta com cenografia d'Os Espacialistas e obras dos artistas Alice Geirinhas, Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes Silva e Teresa Crawford Cabral.

A exposição apresenta ainda obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, Ana Rocha de Sousa, Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho. Por se tratar de uma exposição em que o diálogo com a arte e a ciência tem um papel fundamental, foram criadas várias instalações interativas de carácter lúdico-pedagógico referentes ao funcionamento do cérebro e aos seus sentidos, bem como outros conteúdos audiovisuais de autores como Lori Malépart-Traversy, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet e Erika Lust.
 
Sobre Marta Crawford

Marta Crawford é psicoterapeuta, terapeuta sexual e familiar, fundadora e diretora do MUSEX e co-curadora da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino. Apresentou vários programas televisivos sobre temáticas da sexualidade, como o AB Sexo (2005) e o Aqui Há Sexo (2009). É autora dos livros Sexo sem Tabus (2006), Viver o Sexo com Prazer – Guia da Sexualidade Feminina (2008) e Diário Sexual e Conjugal de um Casal (2011). Foi ainda coautora do podcast Muito Mais do Que Sexo (2022) e apresentou o programa 5 Para a Meia-Noite (2016).
 
Sobre o MUSEX

O Museu Pedagógico do Sexo é um projeto criado por Marta Crawford, em 2010. A missão do MUSEX é promover o conhecimento e a reflexão sobre a sexualidade humana, numa perspetiva educativa, através de expressões artísticas e de conteúdos científicos. O seu programa de ação visa intervir de forma ativa na sociedade, de forma a eliminar preconceitos e a informar, divulgar e ensinar, de forma direta e simples como se pode fomentar uma boa vivência da sexualidade.

O MUSEX é o único museu do mundo dedicado ao estudo da sexualidade humana que faz a ponte entre a sexualidade e a arte contemporânea e que integra objetivos como:

- Criar conteúdos e ações destinadas a todos os segmentos da população, com abordagens específicas para cada grupo etário;
- Investigar, conservar e comunicar os elementos do património cultural nacional e internacional relacionados com a área da sexualidade;
- Construir programas e exposições que eduquem e consciencializem as pessoas para os temas prementes da sexualidade, da saúde e da felicidade sexual;
- Combater todas as formas de preconceito, discriminação e de ignorância sobre a sexualidade, através de programas de ação;
- Incentivar a produção científica e de conhecimento sobre a sexualidade e difundir informação com base científica, através de conferências, comunicações e estudos realizados em parceria com os meios académicos;
- Prestar serviços de informação, esclarecimento, aconselhamento e terapia sexual às populações.