Associativismo juvenil: festividades do verão de 2017

Associativismo juvenil: festividades do verão de 2017

10 ago 2017
  • Lazer
  • Cultura
  • Juventude
foto

Os meses de junho e julho foram férteis em festividades dinamizadas pelos diversos movimentos associativos juvenis do concelho de Oeiras. 

Os agrupamentos 45 de Caxias, 77 de Cruz Quebrada, 407 de Oeiras e 1 354 São Julião da Barra do Corpo Nacional de Escutas e a 2ª Companhia de Guias de Oeiras da Associação de Guias de Portugal organizaram os seus tradicionais arraiais de santos populares, que proporcionaram às comunidades e familiares momentos de convívio e alegria, permitindo angariação de fundos para o desenvolvimento das suas atividades.

 

 

Em Linda-a-Velha decorreu a nona edição da Feira Medieval organizada pelo agrupamento 626 de Linda-a-Velha do Corpo Nacional de Escutas.

Mas nem só de arraiais se fez a programa do mês de junho. A Associação Juvenil Grupo de Ação Social do Tagus promoveu, em Carnaxide, a palestra Conversas a Nu, com a convidada Beatriz Gosta (youtuber). Na Cruz Quebrada decorreram iniciativas no âmbito da educação para a cidadania e o voluntariado.

A ProAtlantico – Associação Juvenil abriu as portas da sua Casa Europa para o habitual arraial, contando com forte adesão da comunidade. O espaço foi também palco das comemorações dos dias interculturais da Polónia, Estónia, Alemanha, Luxemburgo e Roménia.

 

Durante o mês de julho, a AJUDE - Associação Juvenil para o Desenvolvimento colaborou num intercâmbio solidário, projeto organizado pela INOVTERRA que contou com a participação de 13 jovens de Tarouca, Viseu e 11 jovens dos bairros de Outurela e Portela de Carnaxide. A associação em causa acolheu ainda um campo de trabalho internacional subordinado ao tema 'Cuida do teu bairro, cuida de ti', no qual participaram 17 jovens de diversas nacionalidades (França, Espanha, México, Itália, Dinamarca, Hungria, Bélgica, Polónia e República Checa) e 15 jovens da Cruz Quebrada e bairros de Outurela e Portela de Carnaxide.

Para além destas iniciativas, a AJUDE promoveu atividades de tempos livres nos meses de verão para crianças dos seis aos 14 anos, envolvendo 130 participantes.