Verão 2022 - Segunda edição do «À BEIRA D’ÁGUA» (4 sessões)
Edição de um jornal comunitário, para ler nas praias de Oeiras
Num ciclo de quatro oficinas, vamos editar um jornal para se ler na praia, totalmente criado pelas pessoas que a frequentam. Vamos fazer entrevistas aos banhistas e desenhar-lhes os retratos; criar labirintos, para desafiar os intelectos escaldantes; construir cadáveres esquisitos mirabolantes; e, por fim, coser tudo num caderno de fazer inveja aos heliófobos.
Após o términos das oficinas, uma edição de 800 exemplares do À Beira d’Água estará pronta a distribuir nas Bibliotecas de Praia do município de Oeiras.
Perdidos em labirintos | Oficina de criação de puzzles
Nesta oficina, vamos criar labirintos para preencher as pausas ociosas dos banhistas.
É mais fácil criar um bom labirinto do que sair dele!
Vamos desenhar labirintos com silhuetas feitas a partir de alguma coisa da praia. Depois, inventamos os nossos próprios percursos e vamos deixar-nos inspirar pela paisagem e pelas curiosidades da praia. A luz do sol iluminará as falsas saídas com que vamos entreter os leitores do nosso jornal.
Nº participantes: 15
Duração: 90 min
JULHO
dia 6 – Praia de Paço de Arcos
dia 7 – Praia de Santo Amaro
dia 10 – Praia de Caxias
dia 13 – Praia da Torre
Biquíni exquis | Oficina de cadavre exquis
Quantas pernas tem o senhor que está a comer a bola-de-berlim? E quantos pés tem um búzio? E se o senhor tivesse os pés do búzio? E o búzio, o boné do teu primo? E o teu primo, o fato-de-banho do avô Agostinho? E o avô, asas de gaivota?
Uma oficina para aprendermos a desenhar pessoas e animais da praia de forma divertida e sintética. Vai ser uma manhã para desenhar, rir, desenhar mais ainda, e rir ainda mais.
Nº participantes: 15
Duração: 90 min
JULHO
dia 14 - Praia de Caxias
dia 17 – Praia de Paço de Arcos
dia 24 – Praia da Torre
dia 31 – Praia de Santo Amaro
Verão 2022 – ATIVIDADES PLASTICUS MARITIMUS
Atividades dinamizadas pela bióloga Ana Pêgo, onde serão abordados temas relacionados com a sustentabilidade, ambiente, ecologia, literatura, poluição marítima, a reutilização e arte e a nova cultura do mar, pois a cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Plasticus maritimus é um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos, motivando desta forma para a mudança
- Natureza em ciclos num livro que nunca acaba
Tomando como ponto de partida os ciclos da natureza (água, rochas, Lua, Sol, ciclos de vida de plantas e animais) vamos construir um livro que mostra a capacidade de transformação e constante renovação da natureza. Dentro um livro infinito vamos guardar um pouco da natureza infinita (uma gota, um ovo, uma semente).
JULHO
dia 25 – Praia de Caxias
dia 26 – Praia de Paço de Arcos
dia 27 – Praia de Santo Amaro
dia 28 – Praia da Torre
Balcões das Bibliotecas de Praia | ✉️ oeirasaler@oeiras.pt