Brasis. O Brasil em 65 imagens

Brasis. O Brasil em 65 imagens

‘Brasis. O Brasil em 65 imagens’ vai estar em exposição no Núcleo Central do Taguspark, até 22 de abril

02/03/2023 a 22/04/2023

Núcleo Central do Taguspark

Gratuito

02 de Março de 2023
  • Oeiras
  • descobrir
  • viver
  • Cultura
  • Exposições
Taguspark_Brasis

‘Brasis. O Brasil em 65 imagens’ é o nome do conjunto de fotografias que vai estar em exposição no Núcleo Central do Taguspark, até 22 de abril.

Assinadas pelo fotojornalista João Porfírio, a exposição retrata os vários “Brasis” que coexistem num só país e o conjunto de fotografias documenta as últimas eleições presidenciais do Brasil.

Durante 35 dias, o fotojornalista João Porfírio e o jornalista Carlos Diogo Santos viajaram por vários pontos do Brasil, em reportagem para o jornal e para a rádio Observador, e documentaram as divergências políticas e culturais que coexistem no país.

Passaram por seis estados – Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal (Brasília) e Bahia – e dali traçaram o retrato dos “Brasis” que coexistem num só país. Uma realidade que é indispensável conhecer para compreender como vivem 208 milhões de pessoas, das grandes cidades ao interior da Amazónia, das favelas às praias paradisíacas. 

Como se conta esse Brasil? Que “Brasis” são esses? As respostas, pela lente de João Porfírio, vão estar em exposição no Núcleo Central do Taguspark e inserem-se na programação do MAU – Museu de Arte Urbana, que tem por objetivo promover o pensamento crítico e contribuir para o bem-estar de quem visita e trabalha na Cidade no Conhecimento.

Nota biográfica: João Porfírio, 28 anos, é editor de fotografia e fotojornalista do Observador, tendo já passado pela Agência Lusa, pelo Semanário SOL e o Jornal I. Do seu percurso profissional destacam-se reportagens em países como Iraque, EUA, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Croácia, Sérvia, Turquia, Grécia, Hungria, Eslovénia, Marrocos e mais recentemente Ucrânia, onde esteve durante três meses. Acompanhou a crise dos refugiados durante 2015 e 2016 e cobriu as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América e no Brasil. Em Portugal cobre diariamente assuntos relacionados com política, sociedade e cultura. Foi convidado pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a participar no livro de comemoração do segundo ano de mandato. Venceu o Prémio Estação Imagem em 2019 e 2021 na categoria de Notícias. Em 2020 recebeu uma menção honrosa na mesma categoria.