Programas de adoção e medidas de prevenção de abandono animal - que incluem distribuição mensal gratuita de ração, cuidados médicos veterinários básicos e esterilização - são algumas das políticas de bem-estar animal que o Município tem vindo a desenvolver.
A Câmara Municipal de Oeiras assinalou o Dia Mundial do Gato, (8 de agosto) com a promoção de uma campanha de adoção de gatos. A iniciativa realizou-se no Centro de Apoio ao Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.
Recorde-se que a Câmara de Oeiras tem vindo a desenvolver políticas de bem-estar animal inovadoras.
No que diz respeito aos gatos, a Câmara Municipal estabeleceu um programa que conta com o envolvimento de voluntários e de cuidadores de colónias de rua, que permitiu conhecer e ter georreferenciadas todas as colónias existentes.
Através do Centro de Apoio Animal, localizado no Jardim Municipal de Oeiras, o Município disponibiliza gratuitamente cuidados veterinários para os gatos provenientes das colónias do concelho e realiza a sua esterilização e desparasitação, encaminhando todos os animais com características que o permitam para adoção. Anualmente são esterilizados cerca de 1600 gatos, o que tem permitido a redução natural dos animais de rua, e são adotados cerca de 650.
No que toca aos cães, além de realizar campanhas regulares de sensibilização para as boas práticas, fiscalização para evitar o abandono e maus tratos, e de um programa de adoções, o Município estabeleceu ainda parcerias para proporcionar aos munícipes carenciados a distribuição mensal gratuita de rações; e protocolou, com a Ordem dos Médicos Veterinários, a atribuição de um voucher (cheque veterinário) para cuidados médicos veterinários básicos e esterilização.
O Município de Oeiras tem ainda implementado um regime de identificação eletrónica a todos os animais adotados, tanto para cães como para gatos.
Anualmente, a Câmara de Oeiras organiza a Feira Animal, com expositores de todas as áreas ligadas à temática animal, exposições, workshops, demonstrações de raça e atividades para famílias e crianças, a par da tradicional campanha de adoção responsável, grande objetivo da realização deste evento. Na última edição, em maio deste ano, foi lançada oficialmente a Pet B Home, uma plataforma digital inovadora e única no mercado, que pretende resolver o problema de muitas pessoas: onde deixar os animais de estimação em período de férias, ausência prolongada ou, simplesmente, por um período de curta duração.
A Pet B Home foi criada pela associação Pet Behaviour (que tem sede em Oeiras) e conta com o apoio do Município no âmbito da estratégia de prevenção do abandono de animais de estimação no concelho. Trata-se da primeira plataforma de booking animal, com o objetivo de fornecer uma solução abrangente no bem-estar dos animais de companhia, que vá ao encontro das necessidades financeiras, legais, sociais e emocionais de todas as famílias pet friendly em Portugal.
Para tal, a Pet B Home parte do conceito de serviço comunitário, assente na troca de disponibilidades entre as famílias registadas e que estão disponíveis para receber em suas casas e cuidar, gratuitamente, de animais de companhia, em concreto cães e gatos, com especial enfoque nos períodos de férias ou de ausência prolongada.