Café com Letras | Especial Tradutores

Café com Letras | Especial Tradutores

O Café com Letras, edição especial: Tradutores, com Tânia Ganho e Daniel Jonas, decorre no dia 19 de Abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Algés.

19/04/2022 a 19/04/2022

Biblioteca Municipal de Algés e transmissão online

Gratuito

19 de Abril de 2022
  • viver
  • Biblioteca
  • Cultura

No dia 19 de abril, pelas 21h30, realiza-se, na Biblioteca Municipal de Algés, mais uma edição do Café com Letras, uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público.

Tânia Ganho e Daniel Jonas serão os próximos convidados do Café com Letras com moderação de José Mario Silva.

Saiba mais sobre os convidados e o moderador:

➡️ Tânia Ganho

Nasceu em Coimbra, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como David Lodge, Ali Smith, Rachel Cusk, Chimamanda Ngozi Adichie, Annie Proulx, Abha Dawesar, Jeanette Winterson, Leila Slimani e Anaïs Nin, entre muitos outros. Tem já publicados os romances "A Vida sem Ti", "Cuba Libre", "A Lucidez do Amor", "A Mulher-Casa" e "Apneia".

➡️ Daniel Jonas

É poeta, dramaturgo e tradutor. Enquanto poeta, publicou, entre outros, "Sonótono" (Cotovia, 2006), que lhe valeu o prémio PEN de Poesia e Nó (Assírio & Alvim, 2014), galardoado com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da APE. Foi ainda um dos sete poetas nomeados para o Prémio Europeu da Liberdade, pelo seu livro "Passageiro Frequente" (Língua Morta, 2013), traduzido em polaco por Michal Lipszyc. Antes tinha sido distinguido com o prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da sua obra. Traduziu vários autores, entre os quais John Milton, Shakespeare, Waugh, Pirandello, Huysmans, Berryman, Dickens, Lowry, Henry James e William Wordsworth. Como dramaturgo, publicou "Nenhures" (Cotovia, 2008) e escreveu "Estocolmo", "Reféns" e o libreto "Still Frank", todos encenados pela companhia Teatro Bruto.

➡️ José Mário Silva

Nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.

 


 

A sessão será também transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras e Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras.