Café com Letras - Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte

Café com Letras - Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte

Esta sessão decorre no dia 24 de fevereiro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Algés

24/02/2023 a 24/02/2023

Biblioteca Municipal de Algés

Gratuito

24 de Fevereiro de 2023
  • Algés
  • descobrir
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte são as convidadas de mais uma sessão do Café com Letras, que irá decorrer no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Algés.  

O 'Café com Letras' é uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público.

Saiba mais sobre as convidadas e a moderadora:

▶️ Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de uma breve passagem pelo ensino, que a influenciou a escrever para jovens, ingressou na carreira editorial, sendo hoje editora de literatura portuguesa. A sua obra iniciou-se pela ficção juvenil com duas coleções que foram adaptadas à televisão e venderam cerca de um milhão de exemplares. Embora tenha publicado um romance e contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poeta, tendo publicado quatro livros, hoje coligidos na sua "Poesia Reunida", publicada em 2012 e distinguida com o Prémio da Fundação Inês de Castro. Em 2022 publicou " O Meu Corpo Humano".  Está traduzida em várias línguas e publicada em volumes independentes, revistas e antologias em diversos países. Tem participado em numerosos encontros de escritores em Portugal e no estrangeiro. É ainda autora de letras para fado e canções e publicou uma biografia de Amália Rodrigues para crianças. Tem um blogue dedicado aos livros e à edição, "Horas Extraordinárias", que mantém desde 2010. Escreve regularmente crónicas para a imprensa, algumas delas reunidas no livro " Adeus, futuro", em 2021. O seu mais recente livro "Esse Fado Vaidoso", escrito em parceria com a fadista Aldina Duarte, é uma antologia da poesia transcrita para o novo fado, desde os escritores medievais até aos contemporâneos. 

▶️ Aldina Duarte - Nasceu em 1967. É reconhecida como uma das grandes vozes atuais do Fado, pela personalidade artística inconfundível e singular capacidade interpretativa. Tem cantado nas principais salas de espetáculo portuguesas e em grandes festivais no país e no estrangeiro. Foi fadista residente, durante 25 anos, numa das mais relevantes casas de fado de Lisboa, o Senhor Vinho, com direção artística de Maria da Fé.
A paixão pela literatura leva-a a uma escolha cuidadosa dos poemas que interpreta, sendo ela própria autora de muitas das suas letras, além de escrever para fadistas da nova geração, como Ana Moura, António Zambujo, Camané, Carminho, Gisela João, Mariza ou Pedro Moutinho. "Manual Anti-Angústia" é mais uma forma de aproximação à escrita.
A discografia de Aldina Duarte inclui os álbuns "Apenas o Amor" (2004), "Crua "(2006), "Mulheres ao Espelho" (2008), "Contos de Fados" (2011), "Romance(s)"(2015), "Quando Se Ama Loucamente" (2017), "Roubados" (2019) e o mais recente "Tudo Recomeça" (2022), surpreendente reinvenção de alguns dos fados tradicionais mais marcantes na história dos seus concertos.
É co-autora do livro "Esse Fado Vaidoso".

➡️ Ana Daniela Soares é licenciada em Enfermagem e Ciências da Comunicação. Integra os quadros da RTP em 2004. Apresenta e fez reportagem em vários programas, concertos e emissões especiais na Antena 1 e Antena 2. 
Em 2013, é distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2014, coordena o projeto solidário Toca a Todos. Desde 2015 integra o canal de informação RTP 3 onde coordena e apresenta o programa “Todas as Palavras”. 
Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis.
Esta iniciativa é aberta ao público, até ao limite da lotação disponível, e sem marcação de lugar.

A sessão será também transmitida em direto no Facebook do Município de Oeirasdas Bibliotecas Municipais de Oeiras e canal Youtube do Município de Oeiras.