Celebrações do 255.º aniversário de elevação a concelho

Celebrações do 255.º aniversário de elevação a concelho

07 jun 2014
  • Comunicação
foto

A comemoração do dia do Município tem assumido, em Oeiras, particular importância. O relevo que vamos dando a este dia não é apenas pela comemoração da constituição do Município, importante com certeza mas, sobretudo, porque essa criação é sinónimo do nosso autogoverno. Hoje, em Oeiras, invocamos a força da nossa comunidade”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Oeiras deu início à intervenção proferida no dia 7 de junho, explicitando que “é exatamente por sabermos que o segredo do desenvolvimento de Oeiras tem residido na possibilidade de escolhermos o nosso próprio caminho, que acarinhamos tanto este dia”.

No capítulo financeiro, o presidente da Câmara quis deixar registado que ao longo dos dois últimos mandatos Oeiras melhorou a execução orçamental, diminuiu a dívida, aperfeiçoou as prestações sociais e continuou a ter um desempenho líquido final positivo, constituindo, por isso, “um exemplo de boa governação da coisa pública em Portugal”. Centrando o seu discurso nos méritos da governação local, Paulo Vistas tocou nos temas educação, justiça e funções do Estado para concluir que Portugal “precisa de refazer a sua estratégia nacional”. Para isso, considerou, é necessária uma mudança “de atitude e das atitudes”: “não é uma questão de gerar consensos, é uma questão de promover os acordos de regime necessários à mudança; é uma questão de os políticos saberem ceder para trabalharem em função do bem-comum”, disse.

“Temos referido, sucessivamente, que recusamos abdicar das nossas metas em matéria de desenvolvimento. Como tal, e porque entendemos que as promessas aos munícipes não são palavras soltas ao vento, prosseguiremos na nossa estratégia de dotar o concelho das infraestruturas essenciais à vida de quem servimos”, disse.

Neste sentido, o presidente da Câmara garantiu que “ainda no decurso deste mandato” ficará terminada a construção do Parque dos Poetas, dar-se-á início à construção de três novos centros de saúde (Algés, Barcarena e Carnaxide), obras que deverão estar concluí- das durante o ano de 2016, sendo que até ao final deste ano deverá ficar concluído o programa do concurso público da próxima fase do Passeio Marítimo. O autarca lembrou ainda que “o dia do Município não serve apenas para apresentarmos o êxito do nosso modelo; ele é, também, a oportunidade de salientarmos quem tem com o Município e com os munícipes percorrido este caminho: colaboradores municipais e os representantes das forças vivas do concelho. Foi a simbiose de esforços e de vontades entre estes atores quem fez a mudança, são eles os motores do nosso desenvolvimento”.