Centro de Saúde de Barcarena inaugurado no Dia da Liberdade

Centro de Saúde de Barcarena inaugurado no Dia da Liberdade

12 jun 2018
foto

Oeiras fechou compromisso de criação de quatro novos centros de saúde e entra num novo ciclo de desenvolvimento com a construção de mais dois equipamentos 

O dia 25 de abril foi o escolhido para assinalar a conclusão da obra de construção do edifício do novo Centro de Saúde de Barcarena, na antiga Quinta das Lindas. A cerimónia de inauguração contou com as presenças do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

“Este momento é o culminar de um compromisso assumido em 2006 com o Ministério da Saúde para a construção de quatro novos centros de saúde, em Paço de Arcos, Algés, Carnaxide e, agora, por fim, Barcarena. Todos eles estão finalmente concluídos e foram todos financiados, total ou parcialmente, pela Câmara de Oeiras que, ao todo, gastou cerca de seis milhões de euros neste conjunto de equipamentos”, sublinhou Isaltino Morais.

Na presença do Ministro da Saúde, as duas entidades celebraram ainda um Memorando de Entendimento para a construção de duas novas unidades de saúde familiar, uma extensão em Paço de Arcos e um novo edifício em Porto Salvo, reforçando-se a estratégia do Município para um novo ciclo de desenvolvimento.

No Centro de Saúde de Barcarena serão servidos 10.000 utentes. O equipamento terá as valências de Medicina Geral e Familiar, de Vacinação, de Tratamentos/Outras atividades, Sala de Inaloterapia e Sala de Internos/Sala de formação/Documentação.

O projeto, da responsabilidade do Município de Oeiras, consistiu na construção de um novo edifício (com 1 piso e uma cave técnica), tendo-se preservado a casa da antiga Quinta das Lindas, pela sua qualidade arquitetónica.

O valor da empreitada foi de € 1.038.800,00 (C/IVA), tendo a ARSLVT comparticipado com 50% desse valor e os restantes 50% foram suportados por candidatura ganha pelo Município no programa 2020 (Operação LISBOA-06-4842-FEDER-000005- CNT-007625 - Centro de Saúde de Barcarena). Refira-se que ao montante da empreitada foi acrescido o valor de trabalhos de suprimento de erros e omissões, no montante de € 19.482,09 (c/IVA), suportado na totalidade pela autarquia, a qual também cedeu o terreno, no valor de cerca de 650 mil euros. O valor total de investimento foi de 1 milhão e 900 mil euros.

O funcionamento da nova unidade arranca a 30 de abril e o horário será das 8.00h. às 18.00h.

Para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) “o novo edifício vai melhorar a acessibilidade e a qualidade de prestação dos cuidados de saúde”.

De acordo com a ARSLVT, a equipa que vai dar origem à USF da Quinta das Lindas será inicialmente composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e três assistentes técnicos.

“Dadas as características do novo edifício, haverá capacidade para aumentar o número de profissionais de acordo com as necessidades”, acrescenta.

A freguesia de Barcarena tem uma população que ronda os 13.900 habitantes, dos quais 9.603 estão inscritos na atual UCSP de Barcarena.

Por sua vez, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras possui um total de 274.094 utentes inscritos e presta cuidados de saúde à União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo; União de freguesias de Carnaxide Queijas; Freguesias de Barcarena, Belém, Ajuda, Alcântara, Campo de Ourique (Sto. Condestável).