Cerca de 30 mil euros para programa de educação 'Mochila leve'

Cerca de 30 mil euros para programa de educação 'Mochila leve'

06 dez 2018
  • Educação
foto

A Câmara de Oeiras vai atribuir um apoio financeiro de cerca de 30 mil euros ao programa Mochila Leve para aquisição de material didático, dando seguimento à estratégia do Município de ter em Oeiras uma Educação de excelência e os melhores alunos do país.

No presente ano letivo 2018/2019, está a ser implementado, em 30 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, distribuídas por 10 escolas e por 8 agrupamento de escola, o projeto Mochila Leve – trabalhar sem manuais escolares.

Este programa tem como objetivos criar uma rede concelhia de docentes do 1º CEB, pertencentes a diferentes agrupamentos e escolas, que reúnam periodicamente para planificar, partilhar experiências pedagógicas e gerar uma comunidade de reflexão sobre a necessidade da utilização de diferentes ferramentas em sala de aula, entre as quais as novas tecnologias e criar condições para um desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos didáticos diversificados.

Para a implementação deste Projeto, verificou-se a necessidade de, em todos os agrupamentos, equipar as salas com material didático, para que cada professor possa garantir a existência de recursos que substituam a utilização do manual escolar.

Para o desenvolvimento deste projeto a Câmara Municipal de Oeiras comprometeu-se, perante os Agrupamentos de Escola, a apoiar na compra de material didático, atribuindo a cada agrupamento o montante identificado no projeto apresentado.

Assim, foi aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira de 26.450,00 euros para apoio a escolas, entidades e serviços ligados à educação e outro apoio de 3.773,42 euros para a comparticipação em obras e equipamentos em agrupamentos de escolas.

Estes valores serão distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas Aquilino Ribeiro, Carnaxide, Carnaxide-Portela, Linda-a-Velha – Queijas, Miraflores, Paço de Arcos, S. Bruno e Santa Catarina.