COMBUS já chegou a Porto Salvo

COMBUS já chegou a Porto Salvo

14 jan 2021
  • Mobilidade
foto

 

Promessa eleitoral cumprida: COMBUS em todo o território

 

O COMBUS já chegou à freguesia de Porto Salvo. A apresentação deste novo circuito foi realizada no dia 17 de dezembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no parque de estacionamento junto à SIMPS (Largo Manuel Pereira Coentro).

Com a chegada a Porto Salvo, o COMBUS fica finalmente a operar em todas as freguesias do concelho, tal como havia sido anunciado no início deste mandato.

 

Este transporte gratuito arrancou em Algés, Cruz-Quebrada-Dafundo e Linda-a-Velha em 2018, seguindo-se Oeiras e São Julião da Barra e Paço de Arcos e Caxias desde o início deste ano, e mais recentemente, em Carnaxide e Queijas e ainda este mês em Barcarena.

Para cada circuito vão operar dois autocarros, com capacidade de transporte para 16 pessoas e 10 pessoas em pé e ainda acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

 

No interior dos autocarros, existem monitores com imagens e informações acerca do concelho de Oeiras, dispõem de display de informação de destino para o exterior do autocarros, dispõe de fichas USB em cada um dos bancos para possibilitar o carregamento de dispositivos informáticos, dispõe de porta exclusiva para entrada e outra para saída de passageiros, bem como sinalização para paragem.

 

Todas as viaturas têm purificador de ar e duas delas são a gás, num exemplo ambientalmente mais sustentável.

Dando seguimento à estratégia definida de garantir melhores condições de mobilidade e aposta no serviço de transportes do concelho, o COMBUS representou um investimento total de 2 milhões de euros.

 

Na globalidade dos percursos atualmente ao serviço do COMBUS, a média mensal de transportes – segundo dados apurados até ao final do mês de setembro - é de 4500 passageiros.

 

Consulte o percurso do Combus aqui.