Concluídas as obras de ampliação e de requalificação da Escola Básica 1 D. Pedro V

Concluídas as obras de ampliação e de requalificação da Escola Básica 1 D. Pedro V

15 mar 2011
  • Educação
  • Investimento

Alunos e professores prepararam uma festa para assinalar a conclusão dos trabalhos que permitiram transformar radicalmente a imagem da EB1 D. Pedro V. Novas cores, novos equipamentos, arranjos exteriores renovados, mais espaço.

As obras realizadas no âmbito do Plano Estratégico de Equipamentos Educativos contemplaram, numa primeira fase, a requalificação do edifício principal e os arranjos exteriores na zona envolvente.

Numa segunda fase foi construído um novo edifício, em substituição dos pré-fabricados e do campo de jogos existente, englobando ginásio / polivalente, arrecadação de apoio, duas salas de aula / multiusos, instalações sanitárias e balneários, instalações técnicas de apoio, campos de jogos de menor dimensão, um parque infantil aberto à comunidade e zona coberta de ligação entre os dois edifícios.

Esta obra, que representou um investimento na ordem de um milhão e 200 mil euros, englobou a criação de cozinha com confecção local, refeitório e instalações sanitárias das funcionárias, biblioteca / centro de recursos e zona de exposições, ampliação da sala de professores, bem como as instalações sanitárias dos professores, requalificação do pátio interior, substituição das coberturas metálicas dos recreios cobertos, das chapas de fibrocimento na cobertura e dos pavimentos e pintura exterior. O presidente do Agrupamento de Escolas Zarco, que integra a EB1 D. Pedro V, referiu-se, na oportunidade, às condições que fazem da escola “um local muito apetecível para se estar”, “um espaço onde nos sentimos bem, quer a trabalhar, quer a conviver”. “Abrir as portas de uma escola nova, ou renovada como esta, não é simplesmente encher as salas de aula de crianças mas sim resgatar a cidadania de uma comunidade. É trazer a esperança de um futuro melhor para as gerações mais jovens”, disse, a propósito, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, perante uma sala cheia de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

O autarca lembrou que 2010 foi um ano exemplar do significativo esforço que a Câmara tem feito na requalificação do parque escolar concelhio, assinalando que durante a interrupção lectiva do Verão foram realizadas obras de requalificação em 13 estabelecimentos de ensino, representando um investimento que ultrapassou os dois milhões de euros. A par da construção, já em fase de acabamentos, das novas EB1/JI do Alto de Algés e de Porto Salvo, foi também iniciada a construção da EB1/JI Gomes Freire Andrade, em Oeiras. “É certo que os constrangimentos financeiros nos condicionam e nos obrigam a redefinir programação, à alteração de projectos, até ao cancelamento de algumas iniciativas – apontou Isaltino Morais, sublinhando que “porque sempre planeamos a médio-longo-prazo os nossos objectivos são para concretizar e é-me gratificante poder afirmar que não falta criatividade, empenho e esforço nos colaboradores do Município para vencer os desafios com que dia a dia somos confrontados. Com o nosso trabalho e força de vontade, conseguiremos”. De registar que a ampliação e reconversão da EB D. Pedro V insere-se no âmbito do Plano Estratégico dos Equipamentos Educativos, que prevê a requalificação global do parque escolar, com a construção de novas escolas e a ampliação e a requalificação de estabelecimentos existentes.Este plano tem como objectivos estratégicos reordenar e redimensionar a rede escolar, requalificar as escolas do 1º ciclo do ensino básico e abrir a escola à comunidade.