Consolas de jogos nas bibliotecas. Sim? Porquê?

Consolas de jogos nas bibliotecas. Sim? Porquê?

11 abr 2017
  • Cultura
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Nas bibliotecas municipais de Oeiras pode encontrar uma variedade de programas, atividades e serviços públicos, bem como uma diversificada coleção constituída por cerca de 150 mil documentos de múltiplos suportes, entre livros, CD, DVD, jornais e revistas, jogos de tabuleiro, videojogos e ebooks.

Considerando o papel crescente dos jogos no dia-a-dia de crianças e jovens, as bibliotecas municipais pretendem acompanhar esta realidade e proporcionar oportunidades de aprendizagem através do gaming.

Recentemente, com o objetivo de manter a dinâmica de oferta de novos serviços gratuitos, as bibliotecas em Oeiras colocaram à disposição do seu público infanto-juvenil consolas de jogos para utilização exclusiva nos seus espaços.

De forma a proporcionar novas experiências de aprendizagem através da interatividade dos videojogos, estão disponíveis – mediante a intermediação dos técnicos de serviço – nos espaços infantis de Algés e Oeiras ou no Espaço Bibliotech do Multimédia em Carnaxide, um televisor LED e uma consola de jogos Playstation 4.

Em simultâneo, é facultado o acesso a mais de 50 títulos de videojogos lúdicos ou didáticos, relacionados com o mundo da literatura, do cinema ou do conhecimento e que estimulam a imaginação, a aventura, exploração e criatividade. A coleção de videojogos pode ser consultada nas bibliotecas ou ser feito o empréstimo domiciliário de um videojogo por um período de 15 dias.

Existe uma tendência natural para associar efeitos perversos aos videojogos – promovem a agressividade ou o isolamento e são uma perda de tempo. Não obstante, com as sucessivas mudanças tecnológicas e a emergência de novas formas de comunicação, o cérebro humano está cada vez mais exposto à multitarefa e a diferentes desafios intelectuais.

Deste modo, é correto continuar a comparar o comportamento atual da maioria dos consumidores de entretenimento da era digital com os hábitos culturais de há 30 anos atrás? Nos dias de hoje, será adequado colocar em contraste os videojogos com as antigas convenções da leitura?

É consensual que devemos encorajar as crianças a ler mais e promover o gosto e os hábitos de leitura. Em todo o caso, na cultura atual, mesmo o leitor mais ávido passa invariavelmente algum tempo com outros meios de comunicação – internet, jogos, cinema ou televisão.

Todas as formas de leitura e de cultura têm as suas virtudes. As recompensas da leitura envolvem a interpretação, aprendizagem e armazenamento da informação, o que, por sua vez, requer esforço e concentração. Por outro lado, no mundo dos jogos, as recompensas estão em toda a parte – mais vidas, acesso a outros níveis, novos equipamentos, desafios ou feitiços.

Se existe preocupação – legítima – em relação ao que as crianças e jovens assistem na televisão ou leem, o mesmo deve acontecer com aquilo que jogam. Todos os novos meios permitem informar o ser humano e agilizá-lo socialmente, no entanto precisam de ser consumidos com moderação e de forma suficientemente diversificada.

Daí que as bibliotecas municipais de Oeiras selecionem e disponibilizem jogos nas estantes, incentivando o entretenimento para todos e a ligação entre o mundo dos livros, do cinema, das séries televisivas e dos videojogos.

Visite uma biblioteca perto de si e seja bem-vindo ao mundo do gaming.

 

Mais informações

http://catalogo.cm-oeiras.pt/ |http://oeiras-a-ler.blogspot.pt/