Oeiras assinala Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

Oeiras assinala Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

O Município de Oeiras associa-se a este Dia, hasteando a bandeira LGBTI+ com orgulho por todas as pessoas que residem no concelho e com a apresentação de um momento artístico, que terá lugar às 18h, no Largo 5 de Outubro.

17 mai 2023
  • viver
Homem com bandeira LGBTI+ na mão

Comemorou-se, dia 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Esta data foi escolhida, em 1990, assinalando o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista das doenças mentais.

Apesar dos muitos avanços conseguidos nas últimas décadas, há ainda um longo caminho a percorrer para combater a homofobia, transfobia e bifobia.

Um estudo realizado em 2022, em Portugal, mostra que a pandemia do Covid-19 agravou a vulnerabilidade, a discriminação e a violência contra pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (LGBTI+), com as mulheres trans as que sofrem mais discriminação.  

No que respeita à orientação sexual, as mulheres lésbicas ou bissexuais são mais invisíveis que os homens gay, mesmo dentro da sua comunidade, sobretudo as menos qualificadas e residentes em zonas periféricas e/ou isoladas.

Realça, ainda, o estudo que os contextos de saúde, escolares, laborais, de segurança e proteção social são os contextos de discriminação mais assinalados.

O Município de Oeiras, como reflexo do compromisso com a promoção de direitos e respeito pela diversidade sexual, associa-se a este Dia, hasteando a bandeira LGBTI+ com orgulho por todas as pessoas que residem no concelho, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.



Esta cerimónia contou com a presença das Vereadoras Teresa Bacelar, Filipa Laborinho, Susana Duarte e Vereador Nuno Neto, num momento que marcou o compromisso do Município com a promoção de direitos e respeito pela diversidade sexual.


 

Para encerrar o dia, a Escola de Dança Eva Vieira de Almeida, protagonizou um momento artístico, no Largo 5 de Outubro.