Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Dia 18 de abril

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Dia 18 de abril

20 abr 2020
  • Cultura
foto

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se anualmente a 18 de abril.

Criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de Abril de 1982, esta iniciativa pretende sensibilizar os públicos para a diversidade e vulnerabilidade do património e paralelamente realçar o esforço necessário para o proteger, preservar e dar a conhecer.

Este ano o Dia Internacional dos Monumentos é Sítios é subordinado ao tema: Património partilhado.

2020 - O PATRIMÓNIO PARTILHADO – Em Oeiras

Neste ano de exceção, em que nos encontramos limitados de circular e de poder celebrar na rua esta data, selecionámos um filme de animação, sobretudo para os mais novos e para que o possam partilhar em família, alusivo à figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º conde de Oeiras e 1º marquês de Pombal, onde em Oeiras a sua marca está bem presente, particularmente no seu Palácio da Quinta de Recreio de Oeiras. 

 Assista ao filme abaixo.

 

 

O PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL EM OEIRAS

Foi há muito tempo atrás, no ano de 1676, que o avô de Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro conde de Oeiras e marquês de Pombal, comprou as primeiras terras que estão na origem da quinta de Oeiras.

O património que hoje conhecemos resultou não só do esforço de Sebastião José como do de seus dois irmãos – Paulo António e Francisco Xavier – que planearam este espaço não só para a produção agrícola, como também para o recreio.

O palácio foi sendo melhorado e ampliado, ao longo dos tempos, assim como os seus jardins que sofreram obras entre 1750 e 1777, com a orientação de Carlos Mardel, um arquitecto que teve um papel muito importante na reconstrução da cidade de Lisboa, após o grande terramoto de 1755.

Em 1777, com a morte do rei D. José, Sebastião José foi exilado em Pombal e não voltou mais às suas propriedades de Oeiras.

Hoje este palácio e os seus jardins estão classificados como Monumento Nacional dada a sua importância histórica e patrimonial estando aberto ao público.

 Quando for possível venha visitá-lo!