No dia 30 de maio, assinalou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crónica e degenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Para assinalar a data, o Município de Oeiras iluminou o edifício dos Paços do Concelho a cor de laranja.
Esta data tem como objetivo aumentar a consciencialização da Esclerose Múltipla (EM), promover o apoio à pesquisa de melhores tratamentos e cuidados, sensibilizar para os desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela EM, tal como chamar atenção para a doença, os seus sintomas e a importância de um diagnóstico precoce.
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) realizou diversas atividades que decorreram até 31 de maio, em todo o país. ‘Conexões EM’ é o tema do Dia Mundial da Esclerose Múltipla desde 2020, por orientação da Federação Internacional da Esclerose Múltipla (MSIF), e 2023 será o último ano em que se comemora a data sob o mote ‘Eu conecto-me, nós conectamo-nos’. A campanha pretende alertar para a importância das conexões à comunidade, com o próprio e a cuidados de saúde de qualidade, desafiando as barreiras sociais que fazem com que as pessoas com Esclerose Múltipla (PcEM) se sintam sozinhas e socialmente isoladas.
Atividades realizadas:
▶ 30 de maio (manhã) - realização da conferência “Reabilitar as funções das PcEM” no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão;
▶ 30 de maio (tarde) - apresentação do projeto “Wildheart Expedition -Exploring the World with MS”, a volta ao mundo do Pedro Rebelo (PcEM) e da Ana Cristina Teixeira, junto ao Padrão dos Descobrimentos;
▶ 31 de maio - realização da 2ª edição do evento “SPEM Solidária Marvila -EM’contros” com atividades e surpresas, incluindo um almoço piquenique partilhado.
Para mais informações, por favor contacte: Sónia Rebelo | sonia.rebelo@spem.pt | comunicacao@spem.pt | 914 089 634