Edifício Água Vida em fase de estudo prévio

Edifício Água Vida em fase de estudo prévio

05 abr 2012
  • Ambiente
  • Cultura

Dando sequência ao desenvolvimento do projeto para o edifício Água Vida, apresentado publicamente em exposições no Palácio dos Aciprestes e no Centro Comercial Oeiras Parque na sequência de concurso, a equipa projetista vencedora, do gabinete Opera, Design Matters, a presenta agora, de acordo com as condições estabelecidas, o respetivo estudo prévio, que se encontra em apreciação na Câmara Municipal de Oeiras.

Nesta fase de desenvolvimento, o estudo vem reforçar a identidade formal da futura construção através de uma pele abstrata convertida num ícone urbano gerando uma nova referência no imaginário da cidade. Lê-se na memória descritiva que a “materialização desta pele teve nesta fase do estudo uma evolução e aprofundamento também ele metafórico e simbólico, que

passou por uma atitude conceptual forte, viabilizada pelo apoio tecnológico do PIEP - Pólo de Inovação de Engenharia de Polímeros, entidade que garante o interface entre a Universidade do Minho e a indústria.

Essa atitude conceptual assenta no uso de preformas (usadas para a insuflação das garrafas, como tecido de revestimento do edifício, da qual resultará uma superfície maleável, flexível e constituirá uma fachada cinética movida pelo simples movimento do vento, e cujo efeito será potenciado pelo uso de iluminação LED RGB, valorizando o efeito escultórico noturno”.

Na organização funcional do edifício, começa agora a perceber-se melhor o espaço interior: no coração do edifício encontra-se aquilo que será a verdadeira referência de identidade do espaço museológico. Um espaço vertical que vai mudando de forma conforme sobe, procurando a luz natural, revestido por uma bandeja de aço inoxidável a que se chamou de Fábrica da Chuva.

“A Fábrica da Chuva converter-se-á numa instalação permanente que funcionará como uma lanterna variável que projetará luzes e sons versáteis cujos efeitos deverão ser trabalhados e potenciados pelos conteúdos”, estando agora esses conteúdos em fase de desenvolvimento articulado com os projetistas através de uma equipa de consultores externos.

Desta forma, estão agora criadas as condições para que a construção do edifício Água Vida avance e para a homenagem a este bem escasso que é necessário proteger e preservar.