Empresas e instituições reunidas num mercado social

Empresas e instituições reunidas num mercado social

25 jun 2015
  • Apoio Social
foto

A edição do Marketplace Oeiras, realizada no passado dia 25 de junho no Centro de Congressos do Tagus Park, permitiu formalizar 115 matches (ofertas de produtos e serviços) entre empresas e instituições de carácter social. Este mercado reuniu, num único espaço, cerca de 100 representantes de empresas e instituições e alcançou um impacto social estimado de cerca de 165 mil euros, como resultado das diversas parcerias concretizadas. O Marketplace permitiu que as entidades se encontrassem num mesmo espaço para realizar matches em quatro categorias centrais: organização e assessoria; marketing e comunicação; voluntariado e bens materiais e instalações. Dentro destas categorias, o objeto de procura das instituições sociais foi diverso: doação de vestuário e outros bens; voluntariado; serviços de gestão e consultoria; serviços de comunicação e marketing; ações de formação e workshops; disponibilização de salas para reuniões; serviços de redes; serviços de produção gráfica; manutenção e revisão de veículos; oferta de botijas de gás; aplicação de questionários de satisfação; divulgação de projetos; ações de sensibilização e sessões de meditação, entre muitos outros. O Marketplace deriva de um modelo holandês já implementado em diversos países da Europa, tendo como intuito juntar empresas e instituições sem fins lucrativos de um modo informal, numa atmosfera dinâmica, onde a oferta de um lado pode ser combinada com a procura de outro no que respeita a bens e serviços, sem serem realizadas quaisquer transações financeiras. A edição de Oeiras deste mercado social foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.